ANÁLISE PRELIMINAR DOS EFEITOS TÓXICOS DO CÁDMIO NO CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE Phaseolus vulgaris L.
Resumo
Os metais pesados são elementos químicos tóxicos que podem estar presente naturalmente no ambiente, ou ser proveniente de atividades antrópicas. As concentrações de cádmio no ambiente têm aumentado em virtude da grande quantidade de resíduos sólidos que são depositados inadequadamente no meio ambiente. Essa pesquisa avaliou o efeito de concentrações experimentais de cádmio no crescimento da raiz de feijão (Phaseolus vulgaris L. (var. BRS Estilo)). Ela foi desenvolvida no Laboratório de Pesquisas Ambientais, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos, entre agosto e outubro de 2016. Foram utilizadas quatro concentrações experimentais de cádmio: 0,3; 0,5; 1,0 e 3,0 mM, mais o controle de variância, com água deionizada. As sementes foram germinadas em placas de Petri e as medidas da raiz foram realizadas por meio de um paquímetro digital. As medidas foram realizadas após 48h de exposição ao cádmio, sendo determinado o potencial inibitório para o crescimento da raiz. O feijão teve redução significativa no crescimento da raiz a partir da concentração 0,3 mM, com efeito, mais elevado nas concentrações: 1,0 e 3,0 mM. O cádmio é tóxico para o desenvolvimento de Phaseolus vulgaris L. (var. BRS Estilo), mesmo em baixas concentrações.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.