CARACTERISTICAS FENOLOGICAS DE MAMOEIRO CULTIVADO SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E BRASSINOSTERÓIDE
Palavras-chave:
Carica papaya (L.). Escassez de água. Fitormônio.Resumo
Os principais fatores limitantes da produtividade da cultura do mamão no nordeste são os estresses abióticos, sendo o déficit hídrico um desses fatores. Nesse contexto, avaliou-se as características agronômicas do mamoeiro em função da aplicação de brassinosteróide e lâminas de irrigação durante a fase vegetativa. O experimento foi conduzido em vasos utilizando a variedade Hawaí. O delineamento experimental utilizado foi em blocos cazualizados, em esquema fatorial 5x2 com quatro repetições. Sendo cinco lâminas de irrigação (60; 80; 100; 120 e 140% da evapotranspiração de referência - ET0), com (1,0 mg L-1) e sem brassinosteróide. O brassinosteróide foi aplicado via foliar aos 95 dias após o transplante e para avaliação dos efeitos dos tratamentos foi levado em conta o volume e umidade da raiz, umidade do caule e folha. Houve efeitos significativos (p≤0,01) para todos em função da aplicação do hormônio tendo o melhor desempenho quando irrigados com 100% da ET0.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.