CONHECENDO A TABELA PERIÓDICA: uma proposta lúdica na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. O ensino de Química em todos os níveis de ensino e em especial na Educação de Jovens e adultos (EJA) é considerado de difícil entendimento conforme pesquisas realizadas nos últimos anos, pelo fato desta ciência priorizar a memorização de cálculos, regras, fórmulas e conceitos. Para tanto, faz-se necessário que o professor utilize de novas metodologias para que o tema Tabela Periódica (TP) não seja fragmentado do contexto social do aluno, possibilitando assim desenvolver a inter-relação conteúdo cotidiano e proporcionando o pensamento crítico do aluno. Trata-se de uma pesquisa-ação, tendo como tema para intervenção pedagógica a temática Tabela Periódica. O trabalho apresenta resultados da utilização do lúdico na Educação de Jovens e Adultos através da construção da Tabela Periódica no ensino de Química pela turma da 1° série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estevam Marinho. A aplicação da pesquisa possibilitou trabalhar os conteúdos de maneira lúdica, através da produção da Tabela Periódica, além de possibilitar para os discentes o reconhecimento das propriedades químicas dos elementos e facilitar a aprendizagem.Downloads
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