DIAGNÓSTICO DO PERFIL DE CONSUMO DO MEL DE ABELHAS Apis mellifera EM APARECIDA, PARAÍBA
Palavras-chave:
Técnicas de comercialização, comportamento do consumidor, utilidade do mel, apiculturaResumo
A atividade apícola na região de Aparecida, Paraíba é bastante disseminada, uma vez que existem diversos apicultores que produzem e comercializam o mel por meio de entrega em supermercados, direto ao consumidor ou em feiras livres. Conhecer detalhadamente o perfil do mercado consumidor quanto aos seus interesses e exigências interfere positivamente no sucesso de vendas. O mercado consumidor de mel é vasto e diversificado quanto as suas utilidades, sendo usado desde terapêutico medicinal até produto de beleza. Objetivou-se traçar o perfil do consumidor de mel de Apis mellifera em Aparecida-PB, em relação a influência, frequência, formas e o motivo de consumo, como também os locais de compra e a confiabilidade das informações contidas nas embalagens dos produtos. Utilizou-se um questionário com 8 perguntas, o qual foi aplicado para 53 consumidores aleatoriamente em feiras livres da cidade. Os dados foram analisados e expressos em percentuais, utilizando o programa Microsoft Excel 2013. O perfil dos participantes ficou caracterizado como 28% do sexo masculino e 72% do feminino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos participantes começaram a consumir mel por vontade própria (55%), já outros, foram influenciados por indicações de amigos (22%), propagandas sobre os benefícios do mel (17%) ou por indicações do nutricionista (6%). A maioria (74%), dos consumidores de mel em aparecida não têm hábito de consumi-lo diariamente e sim eventualmente, sendo usado para fins medicinais (53%), alimento nutritivo (19%), ou uso como produto de beleza para limpar impurezas da pele ou cabelos (7%) e ainda pessoas que utilizam das três formas (21%). O local de aquisição do produto é preferencialmente direto com produtor ou em feiras livres. A forma de consumo mais relatada foi de mel puro. Os consumidores de mel de abelhas da cidade de Aparecida prezam a confiabilidade do produto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.