Implantação de um módulo agroflorestal com práticas agroecológicas no Campus Picuí, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378//cvads.v9i7.6842Palavras-chave:
Manejo, Pasto apícola, Produção de forragem.Resumo
O objetivo do trabalho foi implantar um módulo de SAFs como atividade curricular no Campus Picuí-PB, visando promover o desenvolvimento técnico e socioeconômico dos alunos de Agroecologia, bem como estimular a preservação e manutenção de uma área verde denominada de Bosque florestal. A atividade de estudo foi desenvolvida no IFPB/Campus Picuí. O trabalho foi dividido em três momentos: implantação do banco de proteínas; construção de barramento; manejo do Bosque florestal e identificação das espécies. Proporcionou-se aos futuros profissionais da Agroecologia vivenciar o manejo de um módulo de SAFs. As ações realizadas no período da implantação do banco de proteínas e bosque florestal puderam contribuir para a mantença da flora local. Além da conservação da flora foi constatado no aumento de espécie da fauna como abelhas, pássaros e roedores. As ações realizadas no período da implantação do Banco de proteínas e Bosque florestal pode contribuir para a mantença da flora local. Através da implantação do Bosque florestal constata-se que o Sistema Agroflorestal cabe no âmbito da agricultura familiar, experiência que ser socializada com os demais discentes e produtores da região do Curimataú Paraibano.Referências
ABDO, M. T. V. N.; VALERI, S. V.; MARTINS, A. L. M. Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar: Uma parceria interessante. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, p. 50-59, 2008.
BELTRÃO, B. A.; MORAIS, F.; MASCARENHAS, J. C.; MIRANDA, J. L. F.; SOUSA JÚNIOR, L. C.; MENDES, V.A. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea Estado de Paraíba. Diagnóstico do município de Picuí. Recife, setembro de 2005.
ABDO, M. T. V. N.; VALERI, S. V.; MARTINS, A. L. M. Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar: Uma parceria interessante. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, p. 50-59, 2008.
BELTRÃO, B. A.; MORAIS, F.; MASCARENHAS, J. C.; MIRANDA, J. L. F.; SOUSA JÚNIOR, L. C.; MENDES, V.A. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea Estado de Paraíba. Diagnóstico do município de Picuí. Recife, setembro de 2005.
COSTA JR, E. A.; GONÇALVES, P. K.; RUAS, N.; GONÇALVES, A. C.; PODADEIRA, D. S.; PIÑA-RODRIGUESA, F. C. M.; LEITE, E. C. Estratégias Inovadoras em ATER Voltados à Transição Agroecológica e ao Desenvolvimento de SAFs: o Caso do Assentamento Ipanema, Iperó/SP. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 2, p. 4332-4336, 2009.
NETTO, A. J.; ALENCAR, E. J. S.; MACÊDO, A. J. S.; SILVA, A. M. A. Uso de banco de proteínas em sistemas silvipastoris. II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Anais II CONIDIS. V.1. 2017 Campina Grande-PB. 2017.
QUEIROZ, M. J.; MELO, D. A.; FREIRE, J. L. O.; ALBUQUERQUE, R. S. Implantação do projeto pais no Sítio Cardeiro município de Picuí – PB. VII Simpósio brasileiro sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável do semiárido. Anais. Mossoró-RN. 2015.
SCHROTH, G. et al. Agroforestry and Biodiversity Conservation in Tropical Landscapes. Washington: Island Press, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.