GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DE SOUSA (1994)

Autores

  • Lindarleyde Maria Pires Lira de Vasconce UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Débia Suênia da Silva Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Gestão democrática, Práticas de gestão, Instituto Federal de Sousa/PB.

Resumo

O presente trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, da Universidade Federal de Campina Grande .  Tem como objetivo analisar as práticas de gestão, que levaram a Escola Agrotécnica Federal de Sousa/PB à outra configuração no período de 1994.  A proposta encaminha-se para identificar as estruturas, bem como o processo de gestão democrática, que iniciou-se no ano de 1994 quando institucionalizou - se o CEFET na cidade de Sousa – PB. A perspectiva metodológica ancora-se nos conceitos de gestão aludidos por Bordignon; Gracindo (2000), Paro (2006), dentre outros. Utilizou-se dois livros como fontes documentais, a saber: “Os Quarenta anos da Escola Agrotécnica Federal de Sousa – Paraíba” (1995), de autoria de João Romão Dantas e “O Tempo Esquadrinhado” (2017), de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho.  Metodologicamente, buscou - se subsídios na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).  Chegou-se a conclusão que a Escola Agrotécnica Federal de Sousa encaminhou-se para configuração de CEFET e posteriormente, IFPB devido à conjuntura nacional da educação, que se direcionava para tal perspectiva. O cenário de avanços, propiciou um desenrolar de avanços no sentido de tornar a gestão da Escola Agrotécnica Federal de Sousa – Campus de São Gonçalo mais coeso com os princípios e os valores conquistados na luta pela gestão democrática da educação.

Referências

ANDRADE FILHO, F. C. de. O tempo esquadrinhado. Sousa: Edição do Autor, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto/ Augusto Pinheiro. 1 ed. 3ª reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORDINGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C. e AGUIAR, M. A. da S. (orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. S. Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2004).

______. Lei nº. 8.731, de 16 de novembro de 1993. Transforma as Agrotécnicas Federais em autarquias e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8731.htm> Acesso em: 13/11/2018.

DANTAS, J. R. Os quarenta anos da Escola Agrotécnica Federal de Sousa – Paraíba. Sousa: Edição do autor, 1995.

FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A GÊNESE DO DECRETO N. 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2005.

MOITA, F. M. G da S. C; ANDRADE, F. C. B de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. In: Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, v. 4 n. 41. maio/ago. 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf>. Acesso em: 13/11/2018.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. In: Educação e Sociedade, Campinas – SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set/Dez. 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf> Acesso em: 13/11/2018.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SOUSA, A. G. ; BERALDO, T. M. 2009. Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1920_1102.pdf> Acesso em: 13/11/2018.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Pires Lira de Vasconce, L. M., & da Silva Sousa, D. S. (2020). GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DE SOUSA (1994). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6861