ANÁLISE SENSORIAL DE MÉIS PRODUZIDO POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM DIFERENTES FLORADAS
Palavras-chave:
Mel, Cajueiro, MarmeleiroResumo
O mel é considerado um dos produtos mais puros da natureza, derivado do néctar e de outras secreções naturais das plantas que são coletadas e processadas pelas abelhas. Sua composição, depende principalmente das fontes vegetais das quais ele é derivado. O aroma, sabor, coloração e viscosidade são características importantes na avaliação e aceitação de méis pelo consumidor. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar as características organolépticas e a intenção de compra de dois méis (claro e escuro) por parte de provadores. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns realizou-se análise sensorial de dois méis produzidos por abelhas melíferas no sertão cearense. Mel claro com predominância da florada do marmeleiro (Croton sonderianus Mull Arg.) e mel escuro, predominantemente obtido da florada do cajueiro (Anacardium occidentale L.). Um total de 50 provadores responderam a um questionário que inicialmente coletava informações sobre idade, sexo, escolaridade, frequência de consumo de mel e a maneira ao qual consumiam o produto. Logo após, avaliavam os dois méis através de escala hedônica estruturada em nove pontos (1=desgostei muitíssimo; 5= nem gostei, nem desgostei; 9= gostei muitíssimo), características de cor, viscosidade, aroma e aceitação global do produto. Por último, era avaliado a intenção de compra (1=certamente não compraria; 3=tenho dúvidas se compraria; 5= certamente compraria). De acordo com os provadores se constata o baixo consumo de mel, haja vista, que a maioria faz uso do produto apenas uma vez por mês. No que se refere a forma de consumo, mel in natura foi a mais relatada. No mel claro, as características mais apreciadas foram a cor e viscosidade, no mel escuro, destaque para a viscosidade. Em relação a atitude de compra, 35% e 30% responderam que certamente comprariam o produto, para mel claro e escuro respectivamente. Os méis apresentaram boa aceitação pelos provadores.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.