A gestão social na política territorial com enfoque na agroecologia: Reflexões sobre a assessoria ao CODERVALE
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7026Palavras-chave:
Política Territorial, Agroecologia, Vale do Paraíba - CODERVALEResumo
A política territorial prevê o diálogo entre as esferas da sociedade civil e governo, para tanto incentiva a formação de colegiados e a discussão em plenárias das demandas, dificuldades e potencialidade de um dado território. Para assessoria técnica, o MDA bolou um edital junto ao CNPq para formação de Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial – NEDET. Dentro das ações previstas a gestão social é ressaltada pela articulação entre atores sociais presentes no território, para tanto é coerente o uso de ferramentas participativas na mediação de atores sociais com interesses distintos. Portanto o objetivo desse trabalho foi discutir a assessoria técnica, vinculada à gestão social ao Colegiado do Vale do Paraíba, o CODERVALE. A discussão sobre os resultados denotam a importância e potencial do uso de ferramentas participativas, mas também revelam a limitação do arranjo institucional para a gestão das equipes de assessoria, a falta de um calendário previamente estabelecido somado ao desinteresse com a abordagem das ferramentas participativas atrapalhou o rumo da assessoria prestada com enfoque na agroecologia e no empoderamento dos atores da sociedade civil.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.