Pesquisa etnobotânica sobre o uso de plantas medicinais por idosos de Lagoa Seca, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7034Palavras-chave:
Fitoterapia, saúde, doenças, Universidade Aberta à MaturidadeResumo
O uso de plantas medicinais faz parte da história da humanidade desde os primórdios, por possuir ações terapêutica, curativa e preventiva; sendo o conhecimento passado através das gerações, principalmente pelos idosos. Porém seu uso inadequado pode representar riscos à saúde. Portanto, foi realizada uma pesquisa etnobotânica com idosos do município de Lagoa Seca – PB estudantes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), a fim de se fazer um resgate sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais. A princípio foi realizada uma entrevista com 27 idosos através de um questionário semiestruturado, com questões sobre o perfil dos mesmos e o uso das plantas medicinais, em seguida foram realizadas palestras sobre o uso seguro e racional desse recurso, formas de cultivo e preparo. Dos idosos entrevistados 85,15% eram mulheres e 14,81% homens, com idades variando entre 61 e 87 anos. As formas de uso mais citadas foram chá (66,66%) e compressa (18,51%). A maioria dos idosos relatou bons resultados com o uso das plantas e disse que utilizam as plantas por serem mais baratas que remédio de farmácia. É importante ressaltar o conhecimento e a valorização do uso popular das plantas medicinais pelos idosos, no entanto é imprescindível que haja orientação para evitar problemas de saúde decorrentes do uso não racional dessas espécies.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.