A agroecologia na escola

Autores

  • Bruna Laís Nascimento Alves Universidade Estadual da Paraíba
  • Anne Caroline Bandeira Avelino Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Torres Costa Lima Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7050

Palavras-chave:

Alimentos, Percepção, Práticas agroecológicas.

Resumo

A produção de alimentos é à base da agricultura, e em função das ações antrópicas inadequadas, causa prejuízos ao ambiente, por isso a agroecologia visa o desenvolvimento rural desde que minimize os prejuízos ao ambiente. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos matriculados no ensino médio da escola ECI Estadual José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio sobre agroecologia. A presente pesquisa foi desenvolvida na ECI Estadual José Bronzeado Sobrinho e ocorreu no mês de Agosto de 2019 no Município de Remígio-PB com um público de 20 jovens de faixa etária entre 15 a 18 anos e engajados do 1º ao 3º ano do ensino médio. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizou-se como instrumento a entrevista estruturada e analisou-se que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito da agroecologia. Embora afirmem que fazem consumo de produtos agroecológicos em suas residências. A escola é um importante espaço para disseminação de conceitos para instruir os alunos, na construção e socialização de saberes que favorece buscarem o modo de vida baseados no desenvolvimento sustentável, através de práticas agroecológicas e visando a sustentabilidade do meio ambiente.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Alves, B. L. N., Alves, A. C. B. A., & Lima, G. T. C. (2019). A agroecologia na escola. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p7050. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7050

Edição

Seção

II CONGRESSO PARAIBANO DE AGROECOLOGIA