A agroecologia na escola
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7050Palavras-chave:
Alimentos, Percepção, Práticas agroecológicas.Resumo
A produção de alimentos é à base da agricultura, e em função das ações antrópicas inadequadas, causa prejuízos ao ambiente, por isso a agroecologia visa o desenvolvimento rural desde que minimize os prejuízos ao ambiente. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos matriculados no ensino médio da escola ECI Estadual José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio sobre agroecologia. A presente pesquisa foi desenvolvida na ECI Estadual José Bronzeado Sobrinho e ocorreu no mês de Agosto de 2019 no Município de Remígio-PB com um público de 20 jovens de faixa etária entre 15 a 18 anos e engajados do 1º ao 3º ano do ensino médio. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizou-se como instrumento a entrevista estruturada e analisou-se que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito da agroecologia. Embora afirmem que fazem consumo de produtos agroecológicos em suas residências. A escola é um importante espaço para disseminação de conceitos para instruir os alunos, na construção e socialização de saberes que favorece buscarem o modo de vida baseados no desenvolvimento sustentável, através de práticas agroecológicas e visando a sustentabilidade do meio ambiente.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. 110 p.
ARAÚJO, H. M. O perfil do consumidor e a percepção das estratégias de marketing em três mercados de proximidades agroecológicos no Estado de Minas Gerais. 2017. 319 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras, Araras. 2017.
AZEVEDO, L. F; NETTO, T, A. Agroecologia: o caminho para o desenvolvimento rural sustentável no processo de extensão rural. In Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 19,3 (set.-dez. 2015), 639-645, https://periodicos. ufsm.br/reget/ article / view /17031.
DINIZ, B. C. C; GOMES, N. V; LOPES, I. A. P; BORGES, J. C; DORNELAS, C. S. M. Análise sobre a agroecologia na visão de jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olimpia Souto. II Congresso internacional de diversidade do semiárido – CONIDIS. Anais V. 1, 2017, ISSN 2526-186X. 2017.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
LIMA, C. M. M. A Motivação para as Aulas de Educação Física: 3º ciclo do Conselho de Santa Maria da Feira – 2010. Disponível em: <https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/610/1/MsC_cmmlima.pdf>. Acesso em: 03 agos. 2019.
ZANON, J. S.; WIZNIEWISKY, C.R.F.; LOURENZI, L.; CASSOL, K.P.; ANSCHAU, M.R. As práticas agroecológicas desenvolvidas no distrito de Pains, Santa Maria, RS. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.3 p. 7-16, set./dez. 2013. ISSN 2236-499.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.