Percepção dos produtores rurais quanto práticas agroecológicas utilizadas na criação animal no município de Queimadas-Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7053Palavras-chave:
Produção orgânica, Agroecologia, Caracterização de produtores.Resumo
Para que as práticas agroecológicas na criação animal, principalmente na região semiárida, sejam mais efetivas, torna-se necessário a diminuição da resistência dos produtores rurais quanto ao seu emprego, bem como a simplificação das informações e práticas agroecológicas aos produtores. Neste sentido, objetivou-se a partir desta pesquisa caracterizar a percepção dos produtores rurais do município de Queimadas/PB quanto as práticas agroecológicas empregadas na criação animal. A pesquisa foi desenvolvida e aplicada a produtores rurais do município de Queimadas/PB. A base de escolha do município de aplicação da pesquisa deteve-se em função da participação dos produtores na criação animal nessa região. Há produtores rurais de Queimadas-PB que utilizam manejo agroecologico mas possuem o conhecimento generalizado de que suas práticas são agroecológicas Dificuldades apresentadas pelo ambiente, como escassez de chuvas e pouca disponibilidade de forragens, levam os criadores procurarem métodos mais rápidos de enfrentarem esses problemas. Falta de assistência técnica com enfoque agroecológico e projetos rurais, que mostrem aos produtores que esse tipo de manejo funciona, devem possuir incentivos, afim de tornar as criações mais sustentáveis, gerando o mínimo de problemas ambientais e custos ao produtor.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba/RS, Rio Grande do Sul: Ed. Agropecuária, 2002.
ALTIERI, M. A., NICHOLLS, C. I., HENAO, A. & LANA, M. A. Agroecology and the design of climate change-resilient farming systems. Agronomy for SustainableDevelopment, n. 1, v.35, p. 869-890, 2015.
FRANCISCO, M. F. A. C. Agricultura Orgânica: regulamentos técnicos e acesso aos mercados dos produtos orgânicos no Brasil. Niterói (RJ): PESAGRO RIO, 2009. 119p.
KIRINUS, J.B. Web Semântica. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.18, p.20-39, 2013.
PESSOA, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 7th ed. Routledge, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.