SÍNTESE DOS FEROMÔNIOS DA BROCA DAS PONTAS DO CAJUEIRO: Anthistarcha binocularis
Palavras-chave:
SÍNTESE, FERÔMONIOS, Anacardium occidentale, CAJUCULTURA, Anthistarcha binocularis, BROCA DAS PONTASResumo
O agronegócio é um dos principais setores da economia no país. Nas últimas décadas, o Brasil passou a exportar para mais de 150 países, sendo hoje uma das maiores potências na área. A produção de caju (Anacardium occidentale) movimenta bilhões de dólares por ano e representa geração de empregos no campo e na indústria na região nordeste, visto que possui uma grande capacidade de adaptação ao clima seco e solos com baixa fertilidade. Há outro fator que contribui para a importância da cultura: grande parte da planta é aproveitada e comercializada, como a madeira oriunda da poda, o caju (pendúculo) e a castanha, sendo este último o principal produto. No entanto, na última década, observou-se uma diminuição nas safras, sendo o ataque de pragas uma das principais causas. A broca das pontas do cajueiro, Anthistarcha binocularis (Lepidoptera: Gelechiidae), é uma das espécies mais prejudiciais à cajucultura, ela penetra o tecido do ramo da planta, na sua forma de larva, resultando na murcha e não desenvolvimento do fruto, causando perdas na produção. Devido à falta de um manejo específico, e à dificuldade de acesso às formas jovens deste inseto, com o controle prioritariamente através de inseticidas, o uso de feromônios representa uma alternativa sustentável para o seu controle. Assim, o objetivo deste trabalho é sintetizar o (E)-6-dodecenol, (Z)-6-dodecenol, o acetato de (E)-6-dodecenila e o acetato de (Z)-6-dodecenila, possíveis componentes feromonais da Anthistarcha binocularis. A caracterização das estruturas obtidas foi feita via CG-EM e RMN. Até o momento, obtiveram-se os isômeros Z para o álcool e acetato. O rendimento global para os produtos foi de 9,54% e 8%, respectivamente. A rota para os isômeros Z está sendo otimizada a fim de se obter material para testes em campo, a fim de se comprovar sua atividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.