IDENTIFICAÇÃO E SÍNTESE DO FEROMÔNIO DE AGREGAÇÃO DO GORGULHO DA BAUNILHA, Montella sp. (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)
Palavras-chave:
CURCULIONIDAE, FEROMÔNIO DE AGREGAÇÃO, MICRODERIVATIZAÇÃOResumo
Besouros do gênero Montella, (Coleoptera: Curculionidae) são relatados na literatura como importantes polinizadores de orquídeas e contribuem para o sucesso reprodutivo dessas plantas. No Estado da Bahia, Montella sp. é uma praga que ataca a cultura da Baunilha (Vanilla Planifolia). Devido à periodicidade e intensidade do ataque, Montella sp. tem causado redução da produção e grandes perdas econômicas. Até o momento, não há inseticidas registrados ou técnicas de controle eficientes para esse gorgulho. Assim, este trabalho tem como objetivo extrair, identificar e sintetizar o feromônio produzido por Montella sp., a fim de fornecer um método para monitorar e/ou controlar esta praga. Para isso, os insetos foram coletados, separados por sexo, criados em gaiolas plásticas, sob condições ambientais de temperatura, umidade e fotoperíodo. Os compostos voláteis liberados por machos e fêmeas foram coletados pelo processo de aeração e extraídos com hexano. Os extratos foram analisados por CG-DIC, e a comparação dos cromatogramas mostrou dois compostos macho-específicos. A análise por CG-EM e IVTF sugeriu as estruturas como dois acetatos insaturados de cadeia longa. As posições das ligações duplas foram atribuídas através da derivatização do extrato com MTAD. As estruturas propostas foram confirmadas após a obtenção dos componentes dos feromônios sintéticos através de rotas de sete e oito etapas. Experimentos de laboratório e de campo estão sendo realizados com os compostos sintéticos. As estruturas dos componentes dos feromônios de Montella sp. são incomuns para as espécies de Curculionidae e se assemelham aos feromônios identificados para Lepidoptera.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.