SÍNTESE DO FEROMÔNIO SEXUAL DA LAGARTA ENROLADEIRA DA MACIEIRA (Bonagota cranaodes)
Palavras-chave:
FEROMÔNIOS, SÍNTESE ORGÂNICA, MACIEIRAResumo
A maçã é uma das frutas mais produzidas no mundo e é comercializada principalmente para seu consumo in natura. China, EUA e Polônia são os três principais países na produção de maçã. No Brasil, 98% da produção está concentrada na região sul. Bonagota cranaodes (Lepdoptéra: Tortricidae) é uma das principais pragas da macieira, ocorre durante todo o ano, em densidades populacionais variáveis, suas larvas abrigam-se efetivamente entre frutas e folhas e são difíceis de controlar com inseticidas. Além do alto potencial de dano à cultura, a lagarta enroladeira possui resistência à ação de inseticidas, sendo necessário o aumento no número de pulverizações, elevando o custo de produção, contaminando o meio ambiente, o produtor e o consumidor. Assim, faz-se necessária a busca por métodos sustentáveis e eficientes para o combate a esta praga. Uma estratégia atual no controle de pragas na lavoura é o uso de feromônios sintéticos, baseado em uma abordagem de gestão ambiental segura. O presente trabalho tem por objetivo a síntese do feromônio sexual de B. cranaodes – o acetato de (3E,5Z)-dodecadienila. A rota sintética foi realizada em cinco etapas: a primeira etapa consistiu numa reação de bromação do 1-octino com NBS e AgNO3, formando o 1-bromooct-1-ino. Este, por sua vez, foi reduzido para alceno (Z) numa reação com lindlar em hexano. Na terceira etapa, foi realizado um acoplamento cruzado (reação de Sonogashira) entre o 1-bromooct-1-eno e o 3-butin-1-ol, na presença de CuI e Pd(Ph3)4. Após este acoplamento, a ligação tripla na posição 3 será reduzida com LiAlH4 em diglima (gerando a dupla com estereoquímica E). A última etapa consiste numa reação de acetilação com anidrido acético e piridina. Os produtos sintetizados foram confirmados pelas técnicas CG-EM e RMN.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.