ECOLOGIA QUÍMICA DE Costalimaita ferruginea (Fabricius, 1801) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ALIMENTO.
Palavras-chave:
BESOURO AMARELO, EUCALIPTO, COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS, AERAÇÃO.Resumo
Com a expansão do cultivo de Eucalyptus spp. no país, aumenta-se na mesma proporção as perdas ocasionadas por insetos-praga. O besouro amarelo, Costalimaita ferruginea (Fabricius, 1801) (Coleoptera: Chrysomelidae) apresenta ocorrência frequente em Eucalyptus spp., estando amplamente distribuído no território brasileiro e com recente ocorrência no estado de Alagoas em clones de Eucalyptus urograndis. O objetivo deste estudo foi verificar os compostos orgânicos voláteis (COVs) de C. ferruginea coletados no estado de Alagoas com ou sem alimento. Foram coletados em um em povoamento florestal experimental clonal de E. urograndis, adultos de C. ferruginea com idade e status reprodutivo (acasalados ou virgens) desconhecidos. No total, 70 insetos, com representantes de ambos os sexos, na presença e ausência de alimento (folhas de E. urograndis) foram utilizados. Os insetos foram submetidos à coleta de voláteis através do sistema de aeração, em laboratório. Posteriormente, foi realizada a detecção e identificação dos COVs através de cromatografia gasosa com detector por ionização em chama (CG-DIC) e cromatografia gasosa acoplada a espectômetro de massas (CG-EM). Foram identificados um total de 43 compostos. As análises apontaram os compostos 2-Nonenal, trans Geraniol, α-Pineno e Trideceno, específicos para fêmea e macho sem alimento. Os compostos, β-Ocimeno, Linalool, (E,E)-2,8-Dimethyl-1,7dioxaspiro[5.5] undecano, α-Copaeno e Octadecano, foram detectados para fêmea e macho na presença do alimento. Os compostos trans-Cariofileno e Eucaliptol foram encontrados em todas as amostras, com ou sem alimento. Os resultados obtidos são pioneiros no estado de Alagoas para C. ferruginea, apresentando-se como informações básicas para o desenvolvimento de programas de Manejo Integrados de Pragas Florestais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.