USO DE FEROMONIOS NO CONTROLE DE PRAGAS EM CULTURAS COMERCIAIS NA COLOMBIA
Palavras-chave:
SEMIOQUIMICOS, PRAGAS, COLOMBIAResumo
Na Colômbia, culturas de interesse econômico, como batata (Solanum tuberosum), goiaba (Psidium guajava), abacate (Persea americana) e dendezeiro (Elaeis guineensis) são afetadas frequentemente pela incidência de inúmeras pragas. Estes insetos estão amplamente distribuídos nas diferentes regiões produtoras do país, e causam perdas econômicas significativas. Considerando estas culturas e suas principais pragas, um amplo programa com semioquímicos está sendo conduzido, visando: (i) identificação dos compostos orgânicos voláteis (VOCs) responsáveis pelas interações planta-inseto e inseto-inseto; (ii) síntese e caracterização dos VOCs identificados; e (iii) avaliação do comportamento dos insetos com os VOCs sintetizados e identificados. Compostos químicos candidatos já foram identificados para Heilipus lauri Boheman (Coleoptera: Curculionidae) em abacate, Tecia solanivora Povolny (Lepidoptera: Gelechiidae) em batata, Conotrachelus psidii Marshall (Coleoptera: Curculionidae) em goiaba, e Strategus aloeus (L.) (Coleoptera: Scarabaeidae) em dendezeiro. Os componentes químicos dos feromônios candidatos nessas espécies apresentaram características estruturais consistentes dentro das suas subfamílias taxonômicas. Ademais, a avaliação das respostas eletrofisiológicas e comportamentais confirmaram a resposta e atração dos insetos para alguns dos VOCs provenientes de seus hospedeiros e dos próprios insetos. Desse modo, esses compostos apresentam um elevado potencial para a detecção e monitoramento dessas pragas nas suas respectivas culturas comerciais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.