RESPOSTA DO PARASITOIDE DE OVOS Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) A DIFERENTES ESTÍMULOS QUÍMICOS E FÍSICOS
Palavras-chave:
COMPORTAMENTO, ATRATIVIDADE, INIMIGO NATURAL.Resumo
O parasitoide de ovos Telenomus podisi Ashmead, 1983, é reconhecido como um importante agente de controle biológico por utilizar como hospedeiro ovos de percevejos da família Pentatomidae. Os parasitoides encontram os ovos através dos estímulos químicos e físicos relacionados direta ou indiretamente ao hospedeiro. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes estímulos no comportamento de busca e seleção de hospedeiros de fêmeas de T. podisi. Os experimentos foram conduzidos em arena de dupla escolha, sendo o tratamento contrastado com o controle (braço do olfatômetro sem estímulos). Quando os estímulos avaliados foram voláteis utilizou-se, na arena, um sistema de circulação de ar. Os tratamentos avaliados foram 1) voláteis induzidos por herbivoria de plantas de soja, 2) 2,6,10 trimetiltridecanoato de metila, componente presente no feromônio sexual do Euschistus heros (Fabricius, 1798), 3) rastros de fêmeas de E. heros liberados na arena enquanto caminham, 4) vibração produzida por fêmeas de E. heros e 5) cor amarela. Nos diferentes experimentos o parâmetro medido foi o tempo de residência. Em todos os tratamentos avaliados o tempo de residência do parasitoide foi maior nas áreas tratamento do que nas áreas controle. Estes resultados corroboram trabalhos prévios que mostraram que parasitoides de ovos são atraídos por estímulos direta ou indiretamente relacionados ao hospedeiro. Com as metodologias estabelecidas para uma melhor compreensão do comportamento de T. podisi os estímulos serão avaliados em diferentes combinações, verificando se há sinergia ou efeito aditivo entre eles, já que na natureza não ocorrem de forma isolada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.