AVALIAÇÃO DE INFUSÕES DE Mangifera indica E Malpighia emarginata NA OVIPOSIÇÃO DE Aedes aegypti
Palavras-chave:
CONTROLE DE VETORES, ECOLOGIA DE VETORES, OVIPOSIÇÃOResumo
Dentre as formas conhecidas de controle de mosquitos, o método mecânico-comportamental se destaca por sua eficiência, utilizando armadilhas para coletar mosquitos em estágios adultos e imaturos. Dessa forma, pesquisas que avaliem atraentes relacionados ao comportamento de oviposição dos mosquitos são importantes, pois podem gerar produtos de grande interesse e aplicabilidade para os programas de vigilância e controle entomológico. O presente estudo teve como objetivo avaliar infusões de Mangifera indica (mangueira) e Malpighia emarginata (aceroleira) no comportamento de oviposição de A. aegypti. Folhas jovens das duas espécies foram selecionadas e, em seguida, dessecadas a 55 ºC durante 24 horas. Em uma garrafa âmbar, foram adicionados 30 gramas de folhas desidratadas e 1 litro de água destilada durante 7 dias, em condições anaeróbicas. As infusões foram testadas em relação à atividade de oviposição de Aedes aegypti em gaiolas com 30 fêmeas previamente alimentadas artificialmente com sangue do coelho Oryctolagus cuniculus. Recipientes com 130 ml de infusões foram avaliados em comparação ao recipiente controle (apenas 130 ml de água destilada). Testamos as concentrações de 10% e 100% em 12 repetições/cada. Coletas significativas de ovos foram observadas nos recipientes com infusão de M. emarginata a 10% (P= 0,0425), enquanto os recipientes com infusão a 100% demonstraram deterrência (P= 0,0005). Já em relação às infusões de M. indicam, os recipientes com infusão a 10% coletaram ovos sem diferença significativa (P= 0,3394) em relação ao controle, enquanto os recipientes com infusão a 100% coletaram significativamente menos (P= 0,0005). Desta forma, folhas de Malpighia emarginata demonstraram ser uma alternativa interessante para testes mais aprofundados sobre sua eficiência como atraente de oviposição para Aedes aegypti.Referências
BALDACCHINO, F.; CAPUTO, B.; CHANDRE, F.; DRAGO, A.; DELLA TORRE, A.; MONTARSI, F.; RIZZOLI, A. Control methods against invasive Aedes mosquitoes in Europe: A review. Pest Management
Science, v. 71, n. 11, p. 1471–1485, 2015.
SANTOS, E.; CORREIA, J.; MUNIZ, L.; MEIADO, M.; ALBUQUERQUE, C. Oviposition Activity of Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae) in Response to Different Organic Infusions. Neotropical Entomology, v. 39, n. 2, p. 299–302, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.