USO DE NANOMATERIAL HÍBRIDO EM SISTEMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA DE SEMIOQUÍMICOS EMPREGADOS NO MIP
Palavras-chave:
ADSORVENTE, BIOPOLÍMERO, SEMIOQUÍMICOS, MIP.Resumo
Com os recentes incentivos de expansão da produção agrícola, aliados às boas perspectivas de mercado, torna-se necessário a obtenção de novos materiais que auxiliem no desenvolvimento de estratégias que possam ser empregadas em programas de manejo integrado de pragas (MIP), principalmente no controle de pragas com grande potencial de devastação, caso da praga das moscas das frutas. O presente trabalho desenvolve novos materiais adsorventes à base de nanosílica e biomateriais com capacidade de liberar controladamente semioquímicos. Os materiais sintetizados foram caracterizados por técnicas de FTIR, MEV, TG e testados frente à liberação do octanoato de etila com eficácia comprovada. Com isso, pretende-se produzir um protótipo de atração e posterior eliminação da praga, contribuindo no controle populacional. Os materiais reticulados com glutaraldeído apresentaram uma superfície rugosa e presença de poros, provavelmente resultado da formação de ligações covalentes entre grupos amino das cadeias do polímero e as funções aldeído do agente reticulante. Na análise termogravimétrica avaliou-se a estabilidade e as propriedades térmicas dos materiais. O parâmetro medido por essa técnica foi a variação da massa em função da temperatura, o que permitiu estabelecer as faixas de temperatura que provocaram a decomposição dos materiais sintetizados. Por fim, foi possível determinar a capacidade de adsorção e liberação do octanoato de etila por perda de massa. Estudos na área de tratamento alternativo de praga são uma das bases para a fomentação de uma agricultura eficiente e sustentável. Diante disso, foram alcançados importantes resultados quanto à caracterização dos materiais sintetizados, onde apresentaram uma boa capacidade de adsorção e posterior liberação do composto testado. Desta forma torna-se possível o desenvolvimento de um protótipo de liberação controlada de semioquímicos, caso do octanoato de etila, para utilização em armadilhas no campo, objetivando assim a diminuição populacional, bem como a diminuição dos custos envolvidos nos programas de MIP.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.