A GUARDA COMPARTILHADA COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO ÀS RELAÇÕES FAMILIARES E À AUTONOMIA DA MULHER
Resumo
O presente trabalho visa analisar o instituto da guarda compartilhada sob uma perspectiva de gênero, procedendo a uma análise principiológica e legislativa acerca do tema guarda compartilhada como mecanismo de proteção às relações familiares e à autonomia feminina, avaliando a importância da convivência entre pais e filhos com o fim da relação conjugal, e identificando o processo de evolução da sociedade acerca dos papeis feminino e masculino no ambiente familiar e laboral. Para tanto, o procedimento técnico a ser adotado será o da pesquisa bibliográfica a partir do método dedutivo e da análise qualitativa, fazendo uso de livros, sites, e textos legislativos, com a finalidade de se alcançar entendimento consoante com a realidade social que paira sobre o assunto em voga. Coadunando, ainda, com os objetivos da pesquisa, utilizar-se-á da pesquisa descritiva e explicativa com o intuito de expor os aspectos legais e sociais, bem como os elementos descritivos do objeto ora analisado, além dos fatores que desencadeiam o seu desenvolvimento. Assim, proceder-se-á ao estudo da modalidade de guarda compartilha que se apresenta como regra no ordenamento jurídico brasileiro e se propõe a estreitar os laços entre pais e filhos, melhorando o seu relacionamento e o desenvolvimento da criança, além de promover a autonomia feminina nos ambientes familiar e laboral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.