AÇÃO EDUCATIVA SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A experiência teve como finalidade a realização de uma aula sobre Educação no Trânsito para crianças do 4º ano do ensino fundamental da Escola Profissional Monte Carmelo na cidade de Cajazeiras – PB no âmbito da disciplina Psicologia do Trânsito, do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria - FSM. A proposta foi conscientizá-las da importância do respeito às normas do trânsito e da responsabilidade para a segurança individual e coletiva. A aula foi realizada no dia 11 de maio de 2018 no turno da manhã. Foi abordado com as crianças quais os conhecimentos prévios a respeito do trânsito, depois em forma do teatro intitulado “Ensinando a Gabizinha”, foi ensinado o significado de várias placas de sinalização de trânsito. Em continuidade, a música “Farolzinho” foi apresentada às crianças e cantada durante a simulação de como atravessar uma faixa de pedestre. Para encerrar, os alunos responderam duas atividades sobre o tema trabalhado na aula, com o objetivo de avaliar a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor fixação das informações. Por meio da prática realizada com os alunos foi percebido que as crianças possuíam considerável conhecimento sobre placas de sinais de trânsito, sobre segurança no trânsito, como evitar acidentes e a violência entre pedestres e condutores. Eles participaram ativamente de todas as atividades propostas, responderam espontaneamente aos questionamentos feitos, demonstraram entusiasmo e interesse pelo assunto abordado. A educação das crianças para o trânsito deve acontecer trazendo a realidade do trânsito para perto delas, trabalhando de maneira lúdica, proporcionando a consciência do respeito pelas regras de trânsito, compreendendo o valor das normas sociais quanto a segurança individual e a coletiva. O trânsito pode parecer algo distante para a maioria das crianças, mas conscientizá-las sobre esse assunto, desde cedo, é uma questão de segurança e cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.