EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
A educação em saúde é um método educativo que por meio de ações promove o conhecimento acerca do bem estar físico, psíquico e social, com o intuito de tornar a população conhecedora de assuntos que permeiam a área da saúde, a fim de contribuir na melhoria da qualidade de vida da mesma. Nesta perspectiva, torna-se importante abordar sobre a saúde psíquica, peça fundamental para estar bem consigo mesmo, já dela dependem a visão sobre si e sobre a vida, como também a saúde física. Assim, objetivou-se relatar a experiência vivenciada em ação realizada durante o setembro amarelo com usuários da ESF que fazem uso de psicotrópicos. A ação foi desenvolvida no mês de setembro de 2018 em uma ESF, na cidade de Sousa-PB, por uma discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, durante o Estágio Supervisionado I, sendo realizada para as pessoas que fazem uso de psicotrópicos, contando com a participação de 20 usuários. Para a ação foram utilizadas cartolina, panfletos, fitas e bexigas auxiliando a abordagem sobre a temática que envolvia a valorização da vida, a importância de proferir frases e palavras motivadoras para seu semelhante e para si e orientações sobre hábitos para manter uma vida saudável. Portanto, diante da ação executada, conseguiu-se alcançar o objetivo, mostrando a necessidade que todos devem ter de pensar positivamente, de evitar pensamentos suicidas, levando assim, a uma reflexão acerca da vida e sua importância. É perceptível como momentos de atenção e escuta ao próximo fazem a diferença, assim, a cada momento da atividade as pessoas se sentiam motivadas a falar, a compartilhar sobre sua vida, tornando um dia comum em um dia que fez a diferença na vida de todos os presentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.