LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA ARTROPODOFAUNA EDÁFICA EM CLONE TP361 DE Eucalyptus urograndis EM ALAGOAS
Palavras-chave:
armadilha de solo, análise faunística, entomologia florestal.Resumo
A fauna edáfica é caracterizada por uma comunidade de organismos que vivem permanentemente, ou que passam uma ou mais fases de seu desenvolvimento no solo, desempenhando importantes funções no ecossistema. Portanto, o conhecimento e caracterização da fauna edáfica em povoamentos florestais de Eucalyptus spp. constitui uma ferramenta base essencial para o desenvolvimento de programas de Manejo Integrado de Pragas Florestais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi realizar o levantamento e a caracterização da artropodofauna edáfica no clone TP361 em povoamento florestal de Eucalyptus urograndis. O estudo foi conduzido numa área de aproximadamente 2,5 ha, localizada no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas no município de Rio Largo, Alagoas. Para o levantamento, foram realizadas coletas mensais com armadilha de solo tipo pitfall, instaladas nas entrelinhas do povoamento florestal em talhões do clone TP361, onde, foram utilizadas cinco armadilhas/coleta, no período de dezembro/2017 a dezembro/2018. As avaliações eram realizadas sete dias após a instalação das armadilhas em campo. Durante o levantamento foram coletados 1.801 indivíduos, distribuídos em 13 ordens e 38 famílias. As ordens Hymenoptera, Hemiptera, Orthoptera e Araneae apresentaram famílias com índices de frequência, abundancia e constância mais significativos. Na ordem Hymenoptera, se destacou o gênero Atta com dominância, apresentando-se muito abundante, muito frequente e constante, além de outros indivíduos da família Formicidae, que se mostram super dominante, super abundante, super frequente e constante. Na ordem Hemiptera, a família Cicadellidae se destacou das demais, por apresentar dominância, muita abundância, muita frequência e serem constante. Em Orthoptera, as famílias que se destacaram foram Acrididae e Gryllidae ambas apresentando-se como dominante, muito abundante, muito frequente e constante. A ordem Araneae mostrou-se dominante, muito abundante, muito frequente e constante durante todo período de avaliação na área estudada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.