Aplicação de check-list para diagnóstico das panificadoras quanto adequação as boas práticas de fabricação (BPF)
Resumo
As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de regras, normas e atitudes aplicadas aos estabelecimentos manipuladores de alimentos, assegurando que estes produzam alimentos de qualidade para os consumidores, respeitando os critérios higiênico-sanitários adequados conforme estabelecido pela legislação brasileira em vigor. Sendo assim, o programa BPF trata-se, de uma ferramenta de qualidade de extrema importância para as unidades produtoras de alimentos. Este trabalho teve como objetivo a aplicação de check-list para diagnóstico inicial e verificação da adequação das panificadoras do município de pombal – PB quanto as Boas Práticas de Fabricação. De acordo com a avaliação dos check-list foi possível identificar as principais não conformidades mais comuns que ferem a norma segundo a resolução RDC n° 216 de 15 de novembro de 2004, dentre as quais se destacam as relacionadas à falta de infra-estrutura, dependências desorganizadas, equipamentos, móveis e utensílios sem higiene, presença de animais domésticos na área de fabricação, portas e janelas sem proteção adequada, falta de uniformes para os funcionários, falta de lavatório para assepsia, falta de treinamento dos manipuladores, falta de documentação e registro, falta de controle integrado de vetores e pragas, entre outros. Os resultados obtidos revelaram que todas as panificadoras avaliadas não estão adequadas em relação à legislação apresentando várias não conformidades quanto às normas de Boas Práticas de Fabricação. Assim, fica evidenciado a necessidade da implantação da manualização das Boas Práticas de Fabricação o quanto antes nas panificadoras avaliadas, de modo a garantir a qualidade dos alimentos produzidos por estes estabelecimentos, tornando imprescindível a ação efetiva dos órgãos fiscalizadores para assegurar o cumprimento da legislação de modo a garantir a segurança da saúde pública dos consumidores deste município.
Palavras-chave: diagnóstico, panificadoras, BPF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.