Avaliação físico-química de sucos de caju
Resumo
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes e licores. É rico em vitamina C e ferro, ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. O Suco de caju com alto teor de polpa deverá obedecer aos Padrões de Identidade e Qualidade fixados para suco de fruta com os seguintes valores: Para sólidos solúveis em °Brix o mínimo de 10, para acidez total expressa em ácido cítrico o mínimo de 0,30 g/100g . Neste trabalho objetivou-se avaliar os parâmetros físico-químicos (sólidos solúveis em °Brix, acidez total expressa em ácido cítrico, pH e condutividade) em sucos de caju (SC1, SC2, SC3 e SC4 ) comercializados na cidade de Pombal - PB. As amostras foram coletadas em diferentes pontos de comercialização à temperatura ambiente para análise e transportadas para o Laboratório de Química do Centro Vocacional Tecnológico de Pombal (CVT/UFCG). Os resultados obtidos mostram que os valores de acidez total expressa em ácido cítrico variaram de 0,80 ± 0,09 g/100g a 1,04 ± 0,03 g/100g sendo estes valores concordantes com a legislação do Ministério da Agricultura. Para a análise de sólidos solúveis em °Brix a amostra SC2 apresentou valores abaixo do mínimo estabelecido pela legislação, possivelmente indicando uma menor adição de açúcar em sua formulação, para pH e condutividade não há referências a este parâmetro na legislação. Concluiu-se que os parâmetros físico-químicos analisados estão de acordo com os estabelecidos pelo regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para suco de caju com alto teor de polpa, emitido pelo Ministério da Agricultura, exceto a amostra SC2 que apresentou baixo valor de °Brix.
Palavra-chave: suco de caju, físico-químico, legislação, parâmetros.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.