Qualidade microbiológica de leite pasteurizado tipo B comercializado na cidade de João Pessoa – PB
Resumo
O leite é o produto oriundo da ordenha de vacas sadias, bem alimentadas, descansadas; em condições adequadas de higiene. É um dos alimentos mais completos, devido ao alto teor de proteínas, carboidratos, ácidos graxos, sais minerais, vitaminas e água; sendo facilmente contaminado por muitos microrganismos que encontram condições favoráveis de multiplicação. Por ser considerado o mais nobre dos alimentos é indispensável para a alimentação de todas as faixas etárias. Desde a obtenção até a industrialização, devido a manipulações errôneas expõe-se o leite a diversas contaminações, as quais diminuem a vida útil do produto e/ou oferece riscos à saúde pública. Portanto para redução da carga microbiana do leite se faz o processo de pasteurização, que é um processo onde se destrói os microorganismos patogênicos, porém não recupera um leite de má qualidade, assim, quanto maior a contaminação microbiana antes da pasteurização, tanto maior será sua microbiota residual. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica do leite pasteurizado Tipo B, comercializado na cidade de João Pessoa-PB. Foi realizada a detecção de coliformes 35º e 45ºC, segundo metodologia recomendada por SILVA et al (1997), utilizando as técnicas de testes presuntivos e confirmativos para coliformes. Os resultados demonstraram que o produto não estava totalmente dentro dos padrões aceitáveis para coliformes totais e termotolerantes. Foi possível identificar em duas das amostras presença de E.coli e que apenas uma das amostras apresentou teste negativo para coliformes. Com os resultados pode-se concluir que das quatro marcas de leite comercializadas em João Pessoa analisadas, apenas uma apresentou resultado microbiológico totalmente satisfatório, mostrando assim que em alguma etapa da cadeia produtiva do leite houve falha. Com isso recomenda-se a implantação de boas práticas de fabricação, garantindo assim a obtenção de um produto com qualidade higiênico-sanitária satisfatória e que não implique em riscos para a saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.