Contribuições para construção da identidade coletiva da mulher na apicultura
Palavras-chave:
Apicultura, Trabalho Associado, GêneroResumo
A apicultura é uma atividade que transcende a dimensão econômica. Apresentando um forte apelo social por sua prática ocorrer no âmbito da produção familiar, por demandar baixos investimentos para a manutenção e a expansão da produção e por seus efeitos ambientais. Apesar do crescimento de pesquisas visando explicitar a importância da sustentabilidade na atividade de criação de abelhas, é perceptível lacunas, dentre elas está a necessidade de analisar a promoção do desenvolvimento social e sustentável através da inserção da mulher em práticas associativas para apicultores e sobre as suas contribuições para a identidade coletiva da Mulher na Apicultura. Objetiva-se com este estudo analisar a importância do associativismo apícula frente aos desafios da sustentabilidade no desenvolvimento dos espaços coletivos observando a inserção da mulher na Federação Paraibana dos Apicultores – FEPAM. A coleta de dados procedeu-se mediante pesquisa documental crítica nos documentos disponibilizados pela FEPAM, bem como a pesquisa bibliográfica, cujo os dados foram analisados a partir dos métodos de análise de conteúdo e o materialismo histórico - dialético. Após a análise realizada, conclui-se que os dados obtidos com a presente pesquisa revelam a inexistência, invisibilidade e em alguns casos, a presença e participação irrelevante das mulheres nas Associações estudadas e, principalmente, na FEPAM diante de sua relevante importância social e política a nível de Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.