Educação ambiental em sala de aula: Avaliando o conhecimentos dos alunos
Resumo
Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória e quantitativa, que foi realizado durante o mês de março de 2013, objetivando avaliar o grau de conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. A Educação Ambiental deve promover o desenvolvimento de uma compreensão integrada do Meio Ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo todos os aspectos da vida humana. A Educação Ambiental não é a solução para todos os problemas ambientais, pois estes têm suas raízes em questões econômicas, políticas, dentre outras, e que há conflitos de interesses entre os vários setores envolvidos. Apesar disso, não se pode negar que a Educação Ambiental se constitui em um movimento ético e histórico de suma importância para a construção de uma consciência ambiental natural e cultural. Verificou-se que todos os alunos entrevistados são conscientes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.Tal processo de conscientização é importante e deve ser algo presente em todo ser humano. O homem é o único animal que pode mudar as condições de vida na Terra. Por isso, todas as suas ações devem ser praticadas de forma responsável, evitando assim, prejuízos futuros. Conclui-se que quanto mais sólida for a conscientização ecológica presente no ser humano, melhores serão as condições de vida, no futuro, na Terra, para o homem.
Palavras-chave: Meio ambiente. Preservação. Conscientização.
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Publicado
2014-02-19
Como Citar
Nóbrega, I. G. de M., Miranda, R. C. de, Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, & Maracajá, P. B. (2014). Educação ambiental em sala de aula: Avaliando o conhecimentos dos alunos. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(1), 01–07. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2547
Edição
Seção
Artigos