Merchandising no ponto-de-venda: Estudo de caso numa empresa moveleira

Autores

  • José Edismar Bezerra Filho
  • Thiago Kennedy Fernandes de Araújo
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Washington Sales do Monte
  • Márcia Janiele Nunes da Cunha Lima

Resumo

Este estudo consiste em demonstrar o papel do merchandising nos pontos-de-vendas,  principalmente varejista, como ferramenta estratégica de marketing, destacando o segmento moveleiro, considerado um mercado globalizado e a cada dia mais competitivo, mercado no qual se encontram muitas ações de marketing, com o intuito de conquistar a lealdade do cliente. Este trabalho tem como objetivo principal mostrar como o merchandising pode influênciar os clientes nos pontos-de-vendas contribuindo positivamente para a organização e seu desenvolvimento no mercado de trabalho. Como embasamento metodológico, foram utilizados os métodos de obtenção de conhecimentos a pesquisa bibliografica através da utilização de livros, artigos científicos, web sites como também a pesquisa exploratória de caráter qualitativo no campo na organização em questão, Araújo Móveis. O universo da pesquisa realizada são os clientes que visualizam, compram ou não e efetuam seu cadastro durante os mesês de abril e maio do ano em exercício de dois mil e quinze, totalizando cento e vinte clientes. A aplicação da pesquisa foi elaborada de forma aleatória conforme a disponibilidade dos clientes, dessa forma utilizando-se da amostragem não probabilística por acessibilidade, sendo a coleta de dados efetuada através do método de aplicação de questionários com perguntas diretas e fechadas através da abordagem pessoal. O tratamento dos dados foram elaborados de forma sistemática para a compreensão dos mesmos para que se tornem de facíl leitura e entendimento, objetivando conhecer a realidade através dos métodos de trabalhos que o merchandising nos pontos-de-vendas podem estabelecer para que trabalhos satisfatórios e de alto nível possam ser executados com eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Bezerra Filho, J. E., Araújo, T. K. F. de, Menezes, E. R. de, Monte, W. S. do, & Cunha Lima, M. J. N. da. (2020). Merchandising no ponto-de-venda: Estudo de caso numa empresa moveleira. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 131–140. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8243

Edição

Seção

Artigos