Merchandising no ponto-de-venda: Estudo de caso numa empresa moveleira
Abstract
Este estudo consiste em demonstrar o papel do merchandising nos pontos-de-vendas, principalmente varejista, como ferramenta estratégica de marketing, destacando o segmento moveleiro, considerado um mercado globalizado e a cada dia mais competitivo, mercado no qual se encontram muitas ações de marketing, com o intuito de conquistar a lealdade do cliente. Este trabalho tem como objetivo principal mostrar como o merchandising pode influênciar os clientes nos pontos-de-vendas contribuindo positivamente para a organização e seu desenvolvimento no mercado de trabalho. Como embasamento metodológico, foram utilizados os métodos de obtenção de conhecimentos a pesquisa bibliografica através da utilização de livros, artigos científicos, web sites como também a pesquisa exploratória de caráter qualitativo no campo na organização em questão, Araújo Móveis. O universo da pesquisa realizada são os clientes que visualizam, compram ou não e efetuam seu cadastro durante os mesês de abril e maio do ano em exercício de dois mil e quinze, totalizando cento e vinte clientes. A aplicação da pesquisa foi elaborada de forma aleatória conforme a disponibilidade dos clientes, dessa forma utilizando-se da amostragem não probabilística por acessibilidade, sendo a coleta de dados efetuada através do método de aplicação de questionários com perguntas diretas e fechadas através da abordagem pessoal. O tratamento dos dados foram elaborados de forma sistemática para a compreensão dos mesmos para que se tornem de facíl leitura e entendimento, objetivando conhecer a realidade através dos métodos de trabalhos que o merchandising nos pontos-de-vendas podem estabelecer para que trabalhos satisfatórios e de alto nível possam ser executados com eficiência.