CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Abstract
Introdução: Este artigo tem por objetivo discutir o currículo e sua relação com a
educação escolar e sociedade, dando destaque na sua importância para o
desenvolvimento dos alunos e na promoção do ensino e aprendizagem significativo.
Objetivos: delimitar alguns aspectos seus: constituído por um conjunto de objetivos,
conteúdos, métodos e avaliações que servem de guia para o processo de ensino e
aprendizagem em instituições educacionais. Aspectos metodológicos: A metodologia
utilizada foi alicerçada a partir da revisão bibliográfica, na qual foram definidas as
seguintes etapas: sondagem de textos, no Google acadêmico e em outros repositórios
acadêmicos que discutiam a temática, para isto utilizamos palavras-chave como
“currículo”, “educação” e “sociedade”, por vezes mesclando-as; depois partimos para
a seleção dos trabalhos mais relevantes; fichamento; análise e escrita do artigo.
Resultados: Foi possível observar que o currículo desempenha um papel fundamental
na educação, influenciando diretamente a qualidade do ensino e aprendizagem.
Portanto, a construção curricular deve ser bem estrutura a partir de princípios éticos,
inclusivos, diversificados e articulados com a realidade social e histórica dos
discentes.