AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA VALORIZAR A DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM

Authors

  • Adaci Estevam Ramalho Neto
  • José Fábio Bezerra da Silva
  • Eulália Cristina Coelho Araújo
  • Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos
  • Jociélia Francisca de Sousa
  • Wendel Jean Ramalho da Silva
  • Marcos Vitor C Castelhano
  • Emilly de Sousa Medeiros

Abstract

Introdução: O processo de inclusão efetiva na educação requer considerar o aluno em
sua individualidade e contexto, personalizando o ensino e a avaliação de acordo com
suas necessidades físicas e intelectuais. A avaliação formativa surge como uma
alternativa para atender aos estudantes com deficiência, pois enfatiza a reflexão
contínua sobre o progresso e os caminhos a percorrer na busca pela aprendizagem.
Objetivos: Analisar os aspectos avaliativos na avaliação inclusiva perante da
execução de práticas que valorizem a diversidade. Aspectos metodológicos: É
fundamental que as práticas escolares inclusivas beneficiem não apenas alguns alunos,
mas todos, considerando suas capacidades individuais. Para alcançar a educação
inclusiva, é necessário capacitar os professores e toda a comunidade escolar,
proporcionando ambientes acolhedores e incentivando políticas públicas que
promovam a inclusão em todas as etapas da educação básica. Resultados: A
avaliação adequada é uma ferramenta essencial para impulsionar a aprendizagem e o
desenvolvimento de cada estudante, contribuindo para uma educação mais igualitária.

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Published

2023-10-27

How to Cite

Adaci Estevam Ramalho Neto, Silva, J. F. B. da, Eulália Cristina Coelho Araújo, Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos, Jociélia Francisca de Sousa, Wendel Jean Ramalho da Silva, Marcos Vitor C Castelhano, & Emilly de Sousa Medeiros. (2023). AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA VALORIZAR A DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM. Informativo Técnico Do Semiárido, 17(2), 1106–1114. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10216

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Section

Artigos