AS CONSEQUÊNCIAS DA EPILEPSIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
Abstract
Introdução: Por definição, a epilepsia é conceituada como uma disfunção cerebral caracterizada pela predisposição permanente em gerar crises epiléticas. A crise epilética é uma ocorrência breve de sinais e sintomas mediante à atividade neuronal anormal excessiva ou sincrônica no cérebro. A literatura evidencia que se trata de um grupo de doenças de causas subjacentes, com manifestações clínicas de atividade neuronal anormal. Objetivos: Abordar as dificuldades de aprendizagem em crianças com epilepsia. Aspectos metodológicos: O presente estudo se trata de uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, foi realizada consultas às bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (SciELO), MEDLINE e LILACS. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Aprendizagem; Convulsões; Epilepsia; “Learning”; “Seizures”; “Epilepsy”. Para compor a amostra, foram utilizados como critérios de inclusão: artigos disponíveis e completos; artigos nacionais com publicação nos idiomas português e inglês, bem como manuais e cartilhas publicados pelo Ministério da Saúde, sendo o período de publicação da literatura de 2012 a 2022. Para desenvolver a amostra, foram destacados como critérios de exclusão: publicações que se repitam nas bases de dados; teses e monografias; e artigos que não se apliquem a área de estudo. Resultados: evidencia-se que a epilepsia é um desafio para o desenvolvimento educacional da criança no qual o manejo terapêutico se apresenta como fundamental para atenuação do problema.