Reformulação curricular na formação dos profissionais da saúde mediante a política nacional de atenção básica: novas perspectivas para sua efetivação
Abstract
A mudança no modelo assistencial que vem sendo desenvolvida no decorrer das últimas décadas deram origem a atual Atenção Básica que corresponde a conjunto de serviços de sistema de saúde que oferece acesso como porta de entrada do sistema a todas as necessidades e problemas na atenção à pessoa, com a finalidade de promover a saúde, dentro dos aspectos de promoção, proteção, tratamento, reabilitação da saúde, prevenção de doenças e agravos, tendo por foco a Atenção Primária à Saúde (APS). A mudança no modelo assistencial demanda, por sua vez, uma mudança efetiva nos currículos de formação profissional dos trabalhadores da saúde, e diante desse pressuposto é que o presente trabalho objetivou traçar uma avaliação dessa necessidade a partir da reflexão da perspectivas atuais para concretização dessa reformulação utilizando uma revisão bibliográfica como pressuposto, concluindo assim que a efetivação da reformulação curricular deve ser dada a partir da inserção das metodologias ativas nos novos currículos de formação em saúde, o que possibilitará a aproximação do profissional com a prática a partir do novo modelo de saúde instituído, favorecendo a prática e possibilitando a efetivação da Atenção Primária à Saúde, contribuindo assim para que a assistência à saúde seja realizada de maneira eficaz.