O meio ambiente na visão do pedagogo

Authors

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Narcaangela Queiroga da Silva
  • Sayonara Abrantes de Oliveira
  • Diego Passos dos Santos
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Maria Carla de Alencar Alves
  • Lanilde de Araujo

Abstract

A Pedagogia do diálogo trouxe a educação, contribuições de um movimento esclarecedor e transformador no ambiente escolar, trazendo consigo a práxis (uma educação transformadora consciente). É preciso refletir sobre a urgência de criar-se nas escolas um ambiente que dê conta das transformações. Apostar na Pedagogia como Ciência da Educação significa pressupor a necessária intercomunicação entre pesquisa e transformação, teoria e prática Ciência e intencionalidade. A atualidade da Pedagogia educacional se depara com um dilema crucial que é o de como educar para uma sociedade futura, com o objetivo e meta principal de preparar o futuro adulto para pensar sistemático e ecologicamente. O ambiente escolar deve orientar sobre os contextos sociais despertando a sensibilidade da mudança, pois, é pela formação de uma sociedade crítica que se pode reconstruir uma educação transformadora, que, no entanto, forma docentes com âmbitos e novas competências para enfrentar grandes desafios na Educação viabilizando meios para preservação do Meio Ambiente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-12-19

How to Cite

Cabral, S. A. A. de O., Silva, N. Q. da, Oliveira, S. A. de, Santos, D. P. dos, Alencar, M. C. B. de, Alves, M. C. de A., & Araujo, L. de. (2014). O meio ambiente na visão do pedagogo. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(2), 126–133. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3284

Issue

Section

Revisão Bibliográfica