Um olhar nas concepções de adolescência
Keywords:
Pedagogia Social, Socioeducativo, PROJOVEM Adolescente.Abstract
Com a finalidade de refletir sobre a importância das atividades socioeducativas na construção de uma Educação para a Cidadania no Programa do Governo Federal para Adolescentes de 15 á 18 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, PROJOVEM Adolescente, realizamos as pesquisas nas bibliografias do Ministério de Desenvolvimento Social do Governo Federal Brasileiro, tendo como base a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e outros estudiosos da Pedagogia Social , a vivência como Coordenadora do Programa no município de Iguatu nos anos de 2008 á 2010 também possibilitou-me um conhecimento ampliado contribuindo para reflexão a respeito do tema estudado. Como ramo da Pedagogia, a Educação Social, estudamos a contribuição das atividades socioeducativas do Programa PROJOVEM Adolescente em sua proposta pedagógica conduz seus participantes a serem cidadãos críticos e transformadores da sua realidade. Focamos o olhar sobre as concepções de Adolescência para o entendimento do público – alvo do Programa, pois assim compreenderemos a metodologia adotada e suas contribuições. Realizamos um estudo sobre a história das Politicas Públicas Sociais para Crianças e Adolescentes no Brasil a fim de entendermos o PROJOVEM em seu contexto de politicas publicas para adolescentes. Observamos a parti da emergência sobre a questão da criança no Brasil – do período Colonial até a década de 70, a luta dos movimentos sociais na década de 80 com suas conquistas registradas no Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069. Este estudo bibliográfico possibilitou o conhecimento e reflexão a respeito do Programa Projovem Adolescente como educação para a Cidadania dos adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social que ao longo da história eram colocados a margem da sociedade e na atualidade o governo busca, através de serviços, programas e projetos com caráter pedagógico contribuir para sua emancipação social, de forma participativa, democrática e protagonista, este processo é facilitado por um profissional da educação social.