Ecoturismo pedagógico como instrumento de construção da consciência ambiental no ensino fundamental

Authors

  • Daniele da Silva Costa
  • Patrícia da Silva Costa
  • Amanda Costa Campos
  • Suely de Lima Santos
  • Rener Luciano de Souza Ferraz
  • Newcélia Paiva Barreto

Abstract

A degradação ambiental tem se tornado um tema bastante discutido pela sociedade, dessa forma a educação é essencial no processo socioeducativo e socioambiental. Objetivou-se por meio do turismo ecológico educacional e ações interdisciplinares estimular a Consciência Ambiental dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Catolé de Baixo, evidenciando a importância da reciclagem de garrafas PET para o meio ambiente, proporcionando experiências de práticas pedagógicas. O trabalho foi realizado em julho de 2016, em uma escola pública situada na Zona Rural do município de Catolé do Rocha, PB. As atividades foram iniciadas em parceria com as disciplinas de Ciências, Matemática e Português, com participação voluntária de 22 alunos com faixa etária entre 09 e 15 anos. As atividades foram divididas em etapas, visando promover a transversalidade e participação dos alunos e funcionários da escola. Inicialmente foi feita a divulgação do projeto, em seguida foram realizadas atividades em sala de aula, confecção de brinquedos ecopedagógicos e turismo educacional. Houve evolução no âmbito escolar, professores começaram a desenvolver trabalhos interdisciplinares, como ativação da horta escolar e a utilização de matérias recicláveis, embora incentivos ao desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis ainda sejam ínfimos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-07-12

How to Cite

Costa, D. da S., Costa, P. da S., Campos, A. C., Santos, S. de L., Ferraz, R. L. de S., & Barreto, N. P. (2020). Ecoturismo pedagógico como instrumento de construção da consciência ambiental no ensino fundamental. Informativo Técnico Do Semiárido, 11(1), 29–32. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8268

Issue

Section

Artigos