Redação Escolar: uma proposta dialógica de ensino
Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa, turmas 3º C e 3º D, no processo de produção e reescrita de redação escolar, durante a execução do projeto “Redação Escolar: uma proposta dialógica de ensino”, e na redação do Enem 2016. Por ser um gênero de natureza argumentativa, o projeto concentrou-se no ensino de estratégias de argumentação, de modo a desenvolver as operações de selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações, fatos, argumentos e opiniões, de forma coesa e coerente, no estilo padrão da língua portuguesa, para defender uma tese. Para tanto, fundamentou-se nos pensamentos de Bakthin (2014), Koch (2014; 2013; 2011), Kock e Elias (2015), Marchuschi (2008) e Fiorin (2015; 2000). A análise constituiu-se de duas etapas: inicialmente, comparou-se o desempenho de cada turma nas produções com seu desempenho nas reescritas, e, depois, comparou-se seu desempenho nas produções com seu desempenho na redação do ENEM 2016. Os resultados revelaram progresso na escrita dos participantes em todos os itens analisados. Portanto, este artigo visa a compartilhar a experiência do ensino de redação pela proposta dialógica, focada na produção e reescrita de texto.