ENGENHARIA DE IDEIAS E CRIATIVIDADE: Desafios para o desenvolvimento da Inovação, da Criatividade e da Transferência de tecnologia no contexto educacional
Abstract
Esse artigo analisou os desafios para o desenvolvimento da Inovação, da Criatividade e da Transferência de tecnologia no contexto educacional. Foi realizada uma revisão de literatura, os dados achados foram lidos pelo método qualitativo. Verificou-se que o principal objetivo dos projetos educacionais de criatividade e inovação é garantir que os alunos a reconheçam as condições ideais para o desenvolvimento do processo tecnológico. Em suma, os projetos de criatividade e inovação devem proporcionar condições para que os alunos conheçam uns aos outros, coexistam e interajam com a realidade da produção, vinculando a sua formação teórica com a execução de suas práticas com base em problemas tecnológicos específicos. Concluiu-se que a Criatividade e a Inovação devem ser orientadas no contexto educacional para uma finalidade e ser gerada para um propósito, uma vez que, ela é uma habilidade que todos os alunos têm (em maior ou menor grau) estas podem ser aprimoradas através da formação, aprendizagem e a relação correta entre fatores internos (características pessoais: genótipo) e fatores externos (características ambientais: fenótipo). Infelizmente não há uma receita fixa para o desenvolvimento da inovação e da criatividade no contexto escolar, porque implica em uma complexidade, contratempos e riscos. É o mesmo o que aconetce com as organizações e engenheiros que devem ser inovadores e obrigados a gerenciar os recursos de criatividade e inovação, liderando o caminho da geração da ideia e a criação de valor.
Palavras-chaves: Inovação. Criatividade. Transferência de Tecnologia. Educação.