Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO

Línguas e áreas de estudo

Os artigos submetidos ao Informativo Técnico do Semiárido podem ser elaborados em Português, Inglês ou Espanhol e devem ser produto de pesquisa ou trabalhos técnicos realizados no Semiárido Brasileiro.

 

Composição sequencial do artigo

 

a) Título: no máximo com 18 palavras, em que apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula; entretanto, quando o título tiver um subtítulo, ou seja, com dois pontos (:), a primeira letra da primeira palavra do subtítulo (ao lado direito dos dois pontos) deve ser maiúscula.

 

b) Nome(s) do(s) autor(es):

 

• Deverá(ao) ser separado(s) por vírgulas, escrito sem abreviações, nos quais somente a primeira letra deve ser maiúscula e o último nome sendo permitido o máximo 7 autores

 

• Colocar referência de nota no final do último sobrenome de cada autor para fornecer, logo abaixo, endereço institucional, incluindo telefone, fax e E-mail:

 

• Em relação ao que consta na primeira versão do artigo submetida à Revista, não serão permitidas alterações posteriores na sequência nem nos nomes dos autores.

 

c) Resumo: no máximo com 250 palavras.

 

d) Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco, não constantes no Título, separadas por pontos e com a primeira letra da primeira palavra maiúscula e o restante minúscula.

 

e) Título em inglês: terá a mesma normatização do título em Português ou em Espanhol, sendo itálico.

 

f) Abstract: no máximo com 250 palavras, devendo ser tradução fiel do Resumo.

 

g) Key words: terá a mesma normatização das palavras-chave.

 

h) Introdução: destacar a relevância da pesquisa, inclusive através de revisão de literatura, em no máximo 2 páginas. Não devem existir, na Introdução, equações, tabelas, figuras nem texto teórico básico sobre determinado assunto, mas, sim, sobre resultados de pesquisa. Deve constar elementos necessários que justifique a importância trabalho e no ultimo parágrafo apresentar o(s) objetivo(s) da pesquisa.

i) Material e Métodos: deve conter informações imprescindíveis que possibilitem a repetição da pesquisa, por outros pesquisadores.

j) Resultados e Discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos e interpretados à luz da literatura.

k) Conclusões: devem ser numeradas e escritas de forma sucinta, isto é, sem comentários nem explicações adicionais, baseando-se apenas nos resultados apresentados.

l) Agradecimentos (facultativo)

 

m) Literatura Citada: O artigo submetido deve ter obrigatoriamente 70% de referências de periódicos, sendo 40% dos últimos oito anos. Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, as citações deverão ser apenas das referências originais.

 

Para os artigos escritos em Inglês, título, resumo e palavras-chave deverão, também, constar em Português e, para os artigos em Espanhol, em Inglês; vindo em ambos os casos primeiro no idioma principal. Outros tipos de contribuição (Nota Técnica) para a revista poderão ter a sequência adaptada ao assunto.

 

Edição do texto

a) Processador: Word for Windows

b) Texto: fonte Times New Roman, tamanho 10. Não deverão existir no texto palavras em negrito nem em itálico, exceto para o título em inglês, itens e subitens, que deverão ser em negrito, e os nomes científicos de espécies vegetais e animais, que deverão ser em itálico. Em equações, tabelas e figuras não deverão existir itálico e negrito. Evitar parágrafos muito longos.

c) Espaçamento: simples entre o título, nome(s) do(s) autor(es), resumo e abstract; simples entre item e subitem.

d) Parágrafo: 0,75 cm.

e) Página: Papel A4, orientação retrato, margens superior e inferior de 2 cm e esquerda e direita de 1,5 cm, no máximo de 20 páginas não numeradas.

f) Todos os itens em letras maiúsculas, em negrito, alinhados à esquerda. Os subitens deverão ser em negrito e somente a primeira letra maiúscula.

g) As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

h) Tabelas e Figuras (gráficos, mapas, imagens, fotografias, desenhos)

• As tabelas e figuras com texto em fonte Times New Roman, tamanho 9-10, e ser inseridas logo abaixo do parágrafo onde foram citadas a primeira vez. Exemplos de citações no texto: Figura 1; Tabela 1. Tabelas e figuras que possuem praticamente o mesmo título deverão ser agrupadas em uma única tabela ou figura criando-se, no entanto, um indicador de diferenciação. A letra indicadora de cada sub-figura em uma figura agrupada deve ser maiúscula e com um ponto (exemplo: A.), posicionada ao lado esquerdo superior da figura. As figuras agrupadas devem ser citadas no texto, da seguinte forma: Figura 1A; Figura 1B; Figura 1C.

 

• As tabelas não devem ter tracejado vertical e o mínimo de tracejado horizontal. Exemplo do título, o qual deve ficar acima da tabela: Tabela 1. Estações do INMET selecionadas. Em tabelas que apresentam a comparação de médias, mediante análise estatística, deverá haver um espaço entre o valor numérico (média) e a letra. As unidades deverão estar entre parêntesis.

• As figuras não devem ter bordadura e suas curvas (no caso de gráficos) deverão ter espessura de 0,5 pt, podendo ser coloridas, mas sempre possuindo marcadores de legenda diversos. Exemplo do título, o qual deve ficar acima da figura: Figura 1. Perda acumulada de solo em função do tempo de aplicação da chuva simulada. Para não se tornar redundante, as figuras não devem ter dados constantes em tabelas. Em figuras agrupadas, se o título e a numeração dos eixos x e y forem iguais, deixar só um título centralizado e a numeração em apenas um eixo. Gráficos, diagramas (curvas em geral) devem vir em imagem vetorial. Quando se tratar de figuras bitmap (mapa de bit), a resolução mínima deve ser de 300 bpi. Os autores deverão primar pela qualidade de resolução das figuras, tendo em vista, boa compreensão sobre elas. As unidades nos eixos das figuras devem estar entre parêntesis.

 

Exemplos de citações no texto

 

As citações devem conter o sobrenome do autor, que podem vir no início ou no final. Se colocadas no início do texto, o sobrenome aparece, apenas com a primeira letra em maiúsculo.

Ex.: Segundo Chaves (2015), os baixos índices de precipitação [...]

Quando citado no final da citação, o sobrenome do autor aparece com todas as letras em maiúsculo e entre parênteses.

Ex.: Os baixos índices de precipitação (CHAVES, 2015)

Citação direta

É a transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

a) Até três linhas

As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, entre aspas duplas.

Ex.:

De acordo com Alves (2015 p. 170) “as regiões semiáridas têm, como característica principal, as chuvas irregulares, variando espacialmente e de um ano para outro, variando consideravelmente, até mesmo dentro de alguns quilômetros de distância e em escalas de tempo diferentes, tornando as colheitas das culturas imprevisíveis”.

 

b) Com mais de três linhas

As citações com mais de três linhas devem figurar abaixo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaço simples, sem itálico, sem aspas, estilo “bloco”.

 

Ex.:

Os baixos índices de precipitação e a irregularidade do seu regime na região Nordeste, aliados ao contexto hidrogeológico, notadamente no semiárido brasileiro, contribuem para os reduzidos valores de disponibilidade hídrica na região. A região semiárida, além dos baixos índices pluviométricos (inferiores a 900 mm), caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas durante todo ano, baixas amplitudes térmicas em termos de médias mensais (entre 2 ºC e 3 ºC), forte insolação e altas taxas de evapotranspiração (CHAVES, 2015, p. 161).

 

Citação Indireta

 

Texto criado pelo autor do TCC com base no texto do autor consultado (transcrição livre).

Citação com mais de três autores

Indica-se apenas o primeiro autor, seguido da expressão et al.

 

Ex.:

A escassez de água potável é uma realidade em diversas regiões do mundo e no Brasil e, em muitos casos, resultante da utilização predatória dos recursos hídricos e da intensificação das atividades de caráter poluidor (CRISPIM et al., 2015).

 

SISTEMA DE CHAMADA

Quando ocorrer a similaridade de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

 

Ex.:

(ALMEIDA, R., 2015)

(ALMEIDA, P., 2015)

 

(ALMEIDA, RICARDO, 2015)

(ALMEIDA, RUI, 2015)

 

As citações de diversos documentos do mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

 

Ex.:

Segundo Crispim (2014a), o processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais.

A vegetação ciliar desempenha função considerável na ecologia e hidrologia de uma bacia hidrográfica (CRISPIM, 2014b).

 

As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.

Vários pesquisadores enfatizam que a pegada hídrica é um indicador do uso da água que considera não apenas o seu uso direto por um consumidor ou produtor, mas, também, seu uso indireto (ALMEIDA, 2013; CRISPIM, 2014; SILVA, 2015).

 

a) Quando a citação possuir apenas um autor: Folegatti (2013) ou (FOLEGATTI, 2013).

b) Quando a citação possuir dois autores: Frizzone e Saad (2013) ou (FRIZZONE; SAAD, 2013).

c) Quando a citação possuir mais de dois autores: Botrel et al. (2013) ou (BOTREL et al., 2013).

Quando a autoria do trabalho for uma instituição/empresa, a citação deverá ser de sua sigla em letras maiúsculas. Exemplo: EMBRAPA (2013).

 

Literatura citada (Bibliografia)

As bibliografias citadas no texto deverão ser dispostas na lista em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor e em ordem cronológica crescente, e conter os nomes de todos os autores. Citações de bibliografias no prelo ou de comunicação pessoal não são aceitas na elaboração dos artigos.

A seguir, são apresentados exemplos de formatação:

 

a) Livros

NÃÃS, I. de A . Princípios de conforto térmico na produção animal. 1.ed. São Paulo: Ícone Editora Ltda, 2010. 183p.

 

b) Capítulo de livros

ALMEIDA, F. de A. C.; MATOS, V. P.; CASTRO, J. R. de; DUTRA, A. S. Avaliação da qualidade e conservação de sementes a nível de produtor. In: Hara, T.; ALMEIDA, F. de A. C.;CAVALCANTI MATA, M. E. R. M. (eds.). Armazenamento de grãos e sementes nas propriedades rurais. Campina Grande: UFPB/SBEA, 2015. cap.3, p.133-188.

 

c) Revistas

PEREIRA, G. M.; SOARES, A. A.; ALVES, A. R.; RAMOS, M. M.; MARTINEZ, M. A. Modelo computacional para simulação das perdas de água por evaporação na irrigação por aspersão. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.16, n.3, p.11-26, 2015.

 

d) Dissertações e teses

DANTAS NETO, J. Modelos de decisão para otimização do padrão de cultivo em áreas irrigadas, baseados nas funções de resposta da cultura à água. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) – Universidade Federal de Campina Grande, Pombal. 2015.

 

e) Trabalhos apresentados em congressos (Anais, Resumos, Proceedings, Disquetes, CD Roms)

WEISS, A.; SANTOS, S.; BACK, N.; FORCELLINI, F. Diagnóstico da mecanização agrícola existente nas microbacias da região do Tijucas da Madre. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 25, e Congresso Latino-Americano de Ingenieria Agrícola, 2, 1996, Bauru. Anais ... Bauru: SBEA, 2010. p.130.

 

No caso de CD Rom, o título da publicação continuará sendo Anais, Resumos ou Proceedings mas o número de páginas será substituído pelas palavras CD Rom.

 

Outras informações sobre normatização de artigos

 

a) Na descrição dos parâmetros e variáveis de uma equação deverá haver um traço separando o símbolo de sua descrição. A numeração de uma equação deverá estar entre parêntesis e alinhada à direita: exemplo: (1). As equações deverão ser citadas no texto conforme os seguintes exemplos: Eq. 1; Eqs. 3 e 4.

 

b) Todas as letras de uma sigla devem ser maiúsculas; já o nome por extenso de uma instituição deve ter maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra.

 

c) Nos exemplos seguintes de citações no texto de valores numéricos, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade:

10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1 m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (deve ser separado); 45,2 - 61,5 = 45,2–61,5 (deve ser junto).

A % é a única unidade que deve estar junto ao número (45%). Quando no texto existirem valores numéricos seguidos, que possuem a mesma unidade, colocar a unidade somente no último valor (Exemplos: 20 m e 40 m = 20 e 40 m; 56,1%, 82,5% e 90,2% = 56,1, 82,5 e 90,2%).

d) Quando for pertinente, deixar os valores numéricos no texto, tabelas e figuras com no máximo três casas decimais.

 

f) Os títulos das bibliografias listadas devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra maiúscula, com exceção de nomes próprios. O título de eventos deverá ter apenas a 1ª letra de cada palavra maiúscula.

 

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE: Recomenda-se aos autores a consulta na página da Revista (http://revista.gvaa.com.br/) de artigos publicados, para suprimir outras dúvidas relacionadas à normatização de artigos, por exemplo, formas de como agrupar figuras e tabelas.

 

 

DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA



Declaramos que concordamos com a submissão e eventual publicação no Informativo Técnico do Semiárido (INTESA), do artigo intitulado:____________________________, dos autores abaixo relacionados, tendo como Autor Correspondente o Sr.___________________________________, que ficará responsável por sua tramitação e correção.
Declaramos, ainda, que o referido artigo se insere na área de conhecimento:______________________________, tratando-se de um trabalho original, em que seu conteúdo não foi ou não está sendo considerado para publicação em outra Revista, quer seja no formato impresso e/ou eletrônico.


Local e data



ORDEM DOS AUTORES NO ARTIGO


NOME COMPLETO DOS AUTORES


ASSINATURA
1
2
3
4
5

Obs.: O presente formulário deverá ser preenchido, assinado e enviado para o e-mail: rvadsgvaa@gmail.com.

Artigos

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

Artigo Técnico

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

Revisão Bibliográfica

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

Nota Técnica

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

Resenha

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

Apresentacao de palestras slids

Apresentacao em Slids

Relatório Técnico

Artigos originais escritos em portugues, ingles e espanhol

CIÊNCIAS AGRÁRIAS I

50100009 AGRONOMIA 50101005 CIÊNCIA DO SOLO 50101013 GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS 50101021 FÍSICA DO SOLO 50101030 QUÍMICA DO SOLO 50101048 MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO 50101056 FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO 50101064 MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO 50102001 FITOSSANIDADE 50102010 FITOPATOLOGIA 50102028 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA 50102036 PARASITOLOGIA AGRÍCOLA 50102044 MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA 50102052 DEFESA FITOSSANITÁRIA 50103008 FITOTECNIA 50103016 MANEJO E TRATOS CULTURAIS 50103024 MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA 50103032 PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES 50103040 PRODUÇÃO DE MUDAS 50103059 MELHORAMENTO VEGETAL 50103067 FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS 50103075 MATOLOGIA 50104004 FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS 50104012 FLORICULTURA 50104020 PARQUES E JARDINS 50104039 ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS 50105000 AGROMETEROLOGIA 50106007 EXTENSÃO RURAL 50200003 RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL 50201000 SILVICULTURA 50201018 DENDROLOGIA 50201026 FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO 50201034 GENÉTICA E MELHORAMENTO FLORESTAL 50201042 SEMENTES FLORESTAIS 50201050 NUTRIÇÃO FLORESTAL 50201069 FISIOLOGIA FLORESTAL 50201077 SOLOS FLORESTAIS 50201085 PROTEÇÃO FLORESTAL 50202006 MANEJO FLORESTAL 50202014 ECONOMIA FLORESTAL 50202022 POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL 50202030 ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL 50202049 DENDROMETRIA E INVENTÁRIO FLORESTAL 50202057 FOTOINTERPRETAÇÃO FLORESTAL 50202065 ORDENAMENTO FLORESTAL 50203002 TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS 50203010 EXPLORAÇÃO FLORESTAL 50203029 MECANIZAÇÃO FLORESTAL 50204009 TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS 50204017 ANATOMIA E IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS 50204025 PROPRIEDADES FISICO-MECÂNICAS DA MADEIRA 50204033 RELAÇÕES ÁGUA-MADEIRA E SECAGEM 50204041 TRATAMENTO DA MADEIRA 50204050 PROCESSAMENTO MECÂNICO DA MADEIRA 50204068 QUÍMICA DA MADEIRA 50204076 RESINAS DE MADEIRAS 50204084 TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL 50204092 TECNOLOGIA DE CHAPAS 50205005 CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 50205013 HIDROLOGIA FLORESTAL 50205021 CONSERVAÇÃO DE ÁREAS SILVESTRES 50205030 CONSERVAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS 50205048 RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 50206001 ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL 50300008 ENGENHARIA AGRÍCOLA 50301004 MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 50302000 ENGENHARIA DE ÁGUA E SOLO 50302019 IRRIGAÇÃO E DRENAGEM 50302027 CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA 50303007 ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 50303015 PRÉ-PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 50303023 ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 50303031 TRANSFERÊNCIA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS 50304003 CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA 50304011 ASSENTAMENTO RURAL 50304020 ENGENHARIA DE CONSTRUÇÕES RURAIS 50304038 SANEAMENTO RURAL 50305000 ENERGIZAÇÃO RURAL

CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA / RECURSOS PESQUEIROS

50400002 ZOOTECNIA 50401009 ECOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E ETOLOGIA 50402005 GENÉTICA E MELHORAMENTO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS 50403001 NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 50403010 EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DOS ANIMAIS 50403028 AVALIAÇÃO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS 50403036 CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS 50404008 PASTAGEM E FORRAGICULTURA 50404016 AVALIAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS 50404024 MANEJO E CONSERVAÇÃO DE PASTAGENS 50404032 FISIOLOGIA DE PLANTAS FORRAGEIRAS

50404040 MELHORAMENTO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E PRODUÇÃO DE SEMENTES 50404059 TOXICOLOGIA E PLANTAS TÓXICAS 50405004 PRODUÇÃO ANIMAL 50405012 CRIAÇÃO DE ANIMAIS 50405020 MANEJO DE ANIMAIS 50405039 INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO ANIMAL

PARA PRODUÇÃO ANIMAL 50600001 RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA 50601008 RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS 50601016 FATORES ABIÓTICOS DO MAR 50601024 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE PESQUEIROS MARINHOS 50601032 EXPLORAÇÃO PESQUEIRA MARINHA 50601040 MANEJO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS 50602004 RECURSOS PESQUEIROS DE ÁGUAS INTERIORES 50602012 FATORES ABIÓTICOS DE ÁGUAS INTERIORES 50602020 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES PESQUEIROS DE ÁGUAS INTERIORES 50602039 EXPLORAÇÃO PESQUEIRA DE ÁGUAS INTERIORES 50602047 MANEJO E CONSERV. DE RECURSOS PESQUEIROS DE ÁGUAS INFERIORES 50603000 AQUICULTURA 50603019 MARICULTURA 50603027 CARCINOCULTURA 50603035 OSTREICULTURA 50603043 PISCICULTURA 50604007 ENGENHARIA DE PESCA

CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA

50500007 MEDICINA VETERINÁRIA 50501003 CLÍNICA E CIRÚRGIA ANIMAL 50501011 ANESTESIOLOGIA ANIMAL 50501020 TÉCNICA CIRÚRGICA ANIMAL 50501038 RADIOLOGIA DE ANIMAIS 50501046 FARMACOLOGIA E TERAPÉUTICA ANIMAL 50501054 OBSTETRÍCIA ANIMAL 50501062 CLÍNICA VETERINÁRIA 50501070 CLÍNICA CIRÚRGICA ANIMAL 50501089 TOXICOLOGIA ANIMAL 50502000 MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA 50502018 EPIDEMIOLOGIA ANIMAL 50502026 SANEAMENTO APLICADO À SAÚDE DO HOMEM 50502034 DOENÇAS INFECCIOSAS DE ANIMAIS 50502042 DOENÇAS PARASITÁRIAS DE ANIMAIS 50502050 SAÚDE ANIMAL (PROGRAMAS SANITÁRIOS) 50503006 PATOLOGIA ANIMAL 50503014 PATOLOGIA AVIÁRIA 50503022 ANATOMIA PATOLÓGICA ANIMAL 50503030 PATOLOGIA CLÍNICA ANIMAL 50504002 REPRODUÇÃO ANIMAL 50504010 GINECOLOGIA E ANDROLOGIA ANIMAL 50504029 INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL 50504037 FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL 50505009 INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

CIÊNCIA DE ALIMENTOS

50701002 CIÊNCIA DE ALIMENTOS 50701010 VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS 50701029 QUÍMICA, FÍSICA, FÍSICO-QUÍM. BIOQ. DOS ALI. MAT. PRIMAS ALI 50701037 MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 50701045 FISIOLOGIA PÓS-COLHEITA 50701053 TOXICIDADE E RESÍDUOS DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS 50701061 AVALIAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS 50701070 PADRÕES, LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS 50702009 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 50702017 TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL 50702025 TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL 50702033 TECNOLOGIA DAS BEBIDAS 50702041 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DIETÉTICOS E NUTRICIONAIS 50702050 APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTOS 50702068 EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES 50703005 ENGENHARIA DE ALIMENTOS 50703013 INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 50703021 ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

INTERDISCIPLINAR (INTERDISCIPLINARY)

90100000 INTERDISCIPLINAR 90191000 MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS 90192000 SOCIAIS E HUMANIDADES 90193000 ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO 90194000 SAÚDE E BIOLÓGICAS

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.