A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS SUAS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVASMETODOLÓGICAS NOS CAMPOS PROFISSIONAIS
Resumen
A Neuropsicopedagogia representa um campo teórico-prático e profissional
demarcado por suas acepções multifatoriais e trasndisciplinares, na medida que estão
intrinsecamente atreladas as interseções e contribuições dos conhecimentos
educacionais-pedagógicos, psicológicos-cognitivos e neurocientíficos mediante dos
recortes contemporâneos, promovendo olhares pautados na integralidade do sujeito
em suas singularidades subjetivas-sociais. Entre as suas possíveis áreas de atuação
profissional, os panoramas neuropsicopedagógicos clínicos se apresentam como um
segmento atuacional fundamental em tais direcionamentos metodológicosinvestigativos, baseando os seus moldes avaliativos e executórios por via das
evidências científicas abarcadas nas contextualizações contemporâneas, servindo de
eixo multi e interdisciplinar nas percepções compreensivas das contingências dos
processos apreensivos. Seguindo as premissas supracitadas, o estudo em questão
discute sobre a neuropsicopedagogia mediante de suas potencialidades e
caracterizações investigativas-metodológicas nos campos profissionais, tendo como
plano de fundo os segmentos protocolares e atuacionais presentes nos manejos e
jornada profissional em suas acepções contemplativas e executórias. Para isso, valeuse da metodologia de revisão narrativa como principal direcionamento em pesquisa
bibliográfica, utilizando-se artigos científicos, capítulos de livro e obras
especializadas voltadas a temática aqui abordada como principal fonte de buscativa
científica, tendo como recorte trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 4 anos,
sendo geralmente encontrados nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo,
Publimed e PePSIC..