CONSTRUCTO DO CONCEITO DE ENGAJAMENTO NA ÁREA DE MARKETING NO BRASIL

Autores/as

  • Ana Carla de Castro Freire Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Eduardo Cilas Silva Marques
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Washington Sales do Monte
  • Márcia Janiele Nunes da Cunha Lima

Resumen

O presente se constitui de uma análise bibliométrica para analisar como tem sido apresentada a construção do conceito de engajamento na área de Marketing no Brasil, tomando por base um levantamento dos estudos realizados no período de 2005 a 2015 e identificando o perfil dos autores que desenvolveram trabalhos dentro dessa temática. As bases teóricas foram buscadas em autores renomados como Baker (2005), Giuliani (2006), Boone e Kurtz (2009), Dias (2009), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010), Hooley, Piercy e Nicoulaud (2011), Kotler (2012), Churchill e Peter (2013), Stickdorn e Shneider (2014). Para este estudo, tomou-se como fonte de dados a plataforma de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando-se filtros de busca para refinar os resultados. Dos 57 (cinquenta e sete) trabalhos iniciais foram avaliados 04 (quatro) trabalhos que faziam referência conceitual ao engajamento em marketing, sob a visão de diversos autores. Com base nos estudos analisados, identificou-se que os temas estão relacionados ao envolvimento dos clientes com as empresas e na forma como eles percebem o valor no que as empresas oferecem. Compreende-se, portanto, que o engajamento passa pelas experiências e pela forma como o cliente percebe a utilidade e capacidade de um produto/serviço/empresa satisfazê-lo ao ponto de estabelecer confiança. O estudo permitiu um apanhado de temas relacionados à área de engajamento e marketing, constituindo-se numa avaliação inicial do conceito no Brasil. Como se pode perceber, é uma temática ainda recente e que necessita de mais pesquisas científicas. No entanto, percebeu-se também que apesar de recente é uma temática que tem suscitado interesse de pesquisadores em regiões diversas do Brasil, mesmo sendo concentrada a produção mais específica na região sul, inclusive para estudos de doutoramento.

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Biografía del autor/a

Ana Carla de Castro Freire, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba (UCO) - Córdoba Espanha (1995) convalidado pela USP/ESALQ como Doutor em Ciencias : Entomologia e Estágio de Pós Doutorado em Plantas Toxicas para abelhas (Apicultura) na UNESP/CEIS - Rio Claro - SP. em 2005-2006 e possui a segunda Graduação em Licenciatura em Teologia pelo CENPRAC da Diocese de Santa Luzias em Mossoró - RN (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - PB - BRASIL.

Publicado

2020-07-07

Cómo citar

Freire, A. C. de C., Marques, E. C. S., Menezes, E. R. de, Monte, W. S. do, & Lima, M. J. N. da C. (2020). CONSTRUCTO DO CONCEITO DE ENGAJAMENTO NA ÁREA DE MARKETING NO BRASIL. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 75–83. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8235

Número

Sección

Artigos