O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O presente artigo destaca o processo de aquisição da leitura nos anos iniciais que é perpassado por caminhos ou níveis complexos até chegar ao pleno domínio. A leitura tem uma importância relevante na vida das pessoas, tendo em vista a relação que ela tem na vida cotidiana. A pesquisa mostra que a leitura é muito mais do que a mera decodificação de sinais gráficos. Implica na formação global do individuo que argumenta, constrói e reconstrói a realidade. Na escola, o professor tem a incumbência de ampliar o conceito de leitura oferecendo estratégias que visem desenvolver as habilidades necessárias nos alunos para a formação de bons leitores capazes de fazer uso da leitura nas diversas instâncias da sociedade. Objetiva investigar os níveis de compreensão de leitura identificando as dificuldades e compreender como se dá o processo de aquisição de leitura e sendo a natureza deste trabalho científico o estudo bibliográfico, para o qual foram utilizadas obras de diversos autores como suporte teórico.