DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORA DA SAÚDE

Autores/as

  • Romário Estrela Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Maria Ribeiro de Aragão Universidade Federal de Campina Grande
  • Edilania Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo de Sousa Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Andrezza Gabrielle Pereira da Nóbrega Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Dionizio Gonçalves dos Santos Universidade Regional do Cariri
  • Cícera Gomes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Paulo Gomes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Hellen Rhianny Soares de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

Resumen

A relação entre saúde e meio ambiente nas práticas de promoção da saúde tem sido vinculada à evolução das políticas de saúde em decorrência das influências da natureza sobre a vida humana, bem como das ações humanas sobre o meio ambiente. A partir de uma abordagem mais higiênica, essas relações foram enfatizadas na modernidade com o crescimento da industrialização e da urbanização, e as consequências no estilo de vida das pessoas e no uso dos recursos naturais (MINAYO; MIRANDA, 2002). Pessoas saudáveis, vivendo um estilo de vida saudável e com o planeta ecologicamente equilibrado - estes são os objetivos finais do 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram formalmente adotados por todos os estados membros das Nações Unidas em 2015, a atingir até 2030. Os ODS destacam que alcançar saúde e bem-estar para todos requer uma abordagem robusta e multissetorial (ONU, 2015).

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Publicado

2022-07-21

Cómo citar

Pereira, R. E., Aragão, A. M. R. de ., Silva, E. S. da ., Alves, L. de S., Nóbrega, A. G. P. da ., Santos, D. G. dos ., Bezerra, C. G. ., Bezerra, P. G. ., & Oliveira, H. R. S. de . (2022). DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORA DA SAÚDE . Informativo Técnico Do Semiárido, 16(1), 411–418. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9442

Número

Sección

Artigo Técnico