UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA OS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DA TEORIA DA INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL
Resumen
INTRODUÇÃO: A presente pesquisa apresentará uma visão da Teoria da Inteligência Multifocal do médico e escritor Augusto Cury como mecanismo imprescindível para o desenvolvimento emocional dos estudantes, principalmente, os universitários. Também restará demonstrada a importância da aplicação da teoria na formação pedagógica dos professores. MÉTODO: Será empregada para a concretização desta pesquisa a revisão bibliográfica, analítica e investigativa por intermédio de pesquisas de artigos, textos e livros, ou seja, materiais já elaborados que embasam a temática. Serão utilizados como critérios de inclusão textos que enfatizem a aplicação da TIM no cerne de ambientes estudantis; artigos que demonstrem a importância da Teoria Multifocal de Augusto Cury para o desenvolvimento humano. RESULTADOS: espera-se que a produção textual e os experimentos acerca da aplicação da Teoria Multifocal nos ambientes estudantis/acadêmicos demonstrem a quão vantajosa é tal fundamentação teórica para formação humana e evolução da inteligência emocional. SciELO, Eric e CAPES serão as bases de dados utilizadas. CONCLUSÃO: A Inteligência Multifocal é uma teoria que orienta a formação de cidadãos críticos, capazes de tornarem-se sujeitos e agentes transformadores de suas realidades. Utilizar esta teoria na prática pedagógica e na rotina do estudante universitário é capaz de abrir um universo de oportunidades e desenvolvimento emocional necessário.