A leitura na escola e a formação de leitores

Autores

  • Macário de Araújo Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande
  • Nadege da Silva Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Alves de Sousa Medeiros Faculdades Integradas de Patos

Resumo

 Esta pesquisa foi realizada em duas Escolas das redes pública e particular do município de Patos-PB, nas turmas de 5a e 8a série do ensino fundamental, busca caracterizar o processo de formação do leitor a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na área de Comunicação e Expressão que visam o ensino da leitura. Tem como objetivo, buscar subsídios norteadores para detectar as dificuldades na leitura identificando a tendência didático-pedagógica do professor. Baseia-se em diferentes concepções de leitura existentes, evidenciando algumas contribuições de vários autores, bem como a concepção de leitura como processo, como possível caminho para a formação de leitores críticos e reflexivos. A coleta dos dados foi feita mediante a aplicação de questionários. A amostra constou de oitenta alunos e seis professores que ministram a disciplina Língua Portuguesa. Os resultados indicam um baixo rendimento dos alunos em relação à leitura. O estudo indica a necessidade de intensificar investigações sobre o problema da leitura na escola, para que esta desempenhe de maneira mais competente o seu papel na formação de leitores. Por fim, concluiu-se que há necessidade de se repensar a importância dada aos textos de leitura como fonte ou recurso didático. Além disso, o processo de construção da leitura é considerado para os alunos sujeitos desse estudo como elemento para o desenvolvimento humano.

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

Cavalcante, M. de A., Dantas, N. da S. ., & Medeiros, M. A. de S. (2021). A leitura na escola e a formação de leitores . Informativo Técnico Do Semiárido, 15(2), 286–314. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9206

Edição

Seção

Artigos