A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Abstract
A participação da Maçonaria no movimento de independência do Brasil releva as figuras de Gonçalves Ledo e José Bonifácio. Dois maçons influentes junto ao príncipe regente Dom Pedro que suspende as atividades da Ordem para averiguações no tocante a quem apoiava as suas ideias. Ledo e Bonifácio defendiam posições divergentes, razão pela qual a maçonaria era palco de uma luta intestina, representada pelas correntes liberais que buscavam manter a união do Brasil com Portugal e outras que buscavam a separação total e até um regime republicano. Mesmo havendo diferenças internas, a Maçonaria levou o príncipe a tomar decisões e por fim proclamar a independência do Brasil.
Downloads
Published
2018-05-10
Issue
Section
Peças de Arquiterura (Artigos e Revisões Cientificas)
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).