A ASTROLOGIA E A MAÇONARIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo realizar um pequeno estudo sobre a astrologia e a presença de seus símbolos nos templos maçônicos. De onde vem essa cultura e a curiosidade do homem, maçom ou não, para olhar para o céu e fazer perguntas sobre a influência dos astros em sua vida, em seu cotidiano. Conclui com um estudo sobre a presença nos templos maçônicos das colunas zodiacais e simbolismos nos cargos maçônicos.References
Material de Internet extraído dos seguintes sites:
- http://www.palavramaconica.com.br/palavra_maconica - em 03/11/2010 (Maçonaria e Astrologia).
- http://www.lojasmaconicas.com.br/artigo2a/simbolos_zodiacais.htm - em 03/11/2010 (Símbolos Zodiacais na visão do Aprendiz)
- http://www.revistauniversomaconico.com.br/esoterismo-e-astrologia/o-zodiaco-e-os-solsticios - em 03/11/2010 (O Zodíaco e os Solstícios)
- http://lojazohar.com/word/?tag=zodiaco – em 04/11/2010 (As Colunas Zodiacais)
- http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/01/14/serpentario-conheca-o-13%C2%B0-signo-do-zodiaco-segundo-a-nova-astrologia/ - em 13/07/2011 – (Serpentário: Conheça o 13° signo do Zodíaco, segundo a Nova Astrologia)
Ritual do Mestre-Maçom do REAA da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba – 2005
Bíblia Sagrada – Livro de Jó – Capítulo 38: 31;38.
VASCONCELOS, Jayro Boy. A Fantástica História da Maçonaria – analisada por um evangélico à luz da Bíblia Sagrada : Edição autônoma. Caratinga, MG, 1999.
REVISTA VEJA – Edição 2.201 – Ano 44 – n° 4 – 26/01/2011 / (Tem confusão no céu da Ciência e no da Cabeça. - pagina 84-90).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).