MENSAGEM DO EDITOR DA REVISTA
Resumen
A Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas “Renascença” n° 1 sente-se honrada em entregar aos Maçons a Revista O BUSCADOR, em sua edição eletrônica. Neste formato, este é o primeiro número da Revista, órgão oficial desta Loja, a primeira loja deste gênero criada no Estado da Paraíba, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba e com sede ao Oriente de Campina Grande.
O primeiro número da Revista O BUSCADOR em sua edição física chegou às mãos dos Irmãos em 2008, trazendo os trabalhos de pesquisas realizados que são reproduzidos nesta edição eletrônica.
Deste modo, a Loja expande enormemente seu raio de ação com a edição eletrônica de sua Revista, cumprindo um dos seus propósitos, que é a de manter um veículo de divulgação das matérias estudadas pelos seus membros efetivos e correspondentes.
Os irmãos em geral encontrarão neste periódico mais um instrumento maçônico voltado à ilustração doutrinária, filosófica, histórica e jurídica da Ordem, que servirá ao debastamento da pedra bruta, tornando cada um deles mais esclarecido.
A literatura maçônica no Brasil é ainda carente de maiores aprofundamentos na pesquisa maçônica, bastando observar que muitos autores maçons ainda se detêm na compilação de obras, na mera transcrição de textos e documentos, pouco ou nada contribuindo de si próprios para determinar um avanço qualitativo no conhecimento da Maçonaria. Não obstante, uma linha de investigação sobre a Maçonaria veio a surgir recentemente, pautada na rigorosidade do método científico, que recebeu o nome de Maçonologia, corrente a que se associam os membros da Loja Renascença.
Neste primeiro número os leitores são brindados com a história da Loja Renascença pelo registro e apreciação do Irmão Marcos Bandeira, com a discussão e fixação da real participação da Ordem na Revolução Francesa pela análise criteriosa do Irmão Ailton Elisiário, com o trato das lides internas maçônicas no episódio histórico da Independência do Brasil pelo exame cuidadoso do Irmão Márcio Bandeira, com a argumentação filosófica do que deverá ser a Maçonaria no século atual pelo elaborado estudo do Irmão Luiz Carlos e pela apreciação do irmão Hércule Spoladore sobre a importância cultural das Lojas de Pesquisas no mundo inteiro.
Em princípio, a edição eletrônica divulgará os trabalhos investigativos dos Irmãos pesquisadores que venham a ser publicados em sua edição física, guardando equivalência de conteúdo entre os dois formatos. Não obstante, ela poderá vir a ter conteúdo diferente, sendo mencionado em sua edição quando isto vier a ocorrer. Na edição eletrônica, porém, não serão divulgadas as instruções maçônicas e a publicidade de patrocinadores que normalmente constam na edição física, ficando restrita exclusivamente aos trabalhos científicos dos nossos colaboradores.
A revista recebeu o título de O Buscador, para simbolizar o próprio Maçom que é um eterno buscador da verdade científica, um buscador da luz maçônica. Manteremos esta revista como publicação anual e a colaboração dos nossos diletos Irmãos será sempre apreciada, como elo de união da Fraternidade. Aos Filhos da Viúva solicitamos que tragam sua Luz para fortalecermos a Loja, pesquisando e divulgando a Tradição que se consolida na Sabedoria Maçônica através dos tempos.
Aos que intelectualmente colaboram neste número e aos que deram suporte técnico para sua feitura, nossos tríplices agradecimentos.
AILTON ELISIÁRIO DE SOUSA
Editor
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).