Modalidades transversais e a psicoeducação: o desenvolvimento intersubjetivo através da educação ambiental
Resumo
Os aspectos políticos-educacionais expressos pelos moldes da transversalidade perante dos sistemas educativos
permeiam um conjunto de possibilidades metodológicas, dialógicas e dinâmicas nas lapidações das atividades e dos
planejamentos pedagógicos, trazendo à tona as tendências descentralizantes como formativas essenciais, tendo diferentes
temáticas alusivas, a exemplo da educação em saúde e os eixos ambientais. Nos campos interativos, entende-se que a
educação ambiental, sobretudo em seus panoramas críticos, promove o desenvolvimento intervenções e estratégias capazes de
elucidar e edificar habilidades sociointerativas e socioemocionais perante de suas entrelinhas participativas, fortificando
posturas pró-ambrosia em vistas de seus sentidos emancipatórios-inclusivos, utilizando-se do meio ambiente enquanto plano
motivador e relacional. Seguindo as afirmativas citadas, o estudo em questão discute sobre como os processos psicoeducativos
ligados a educação em saúde podem influir positivamente nos processos educativos-transversais através dos planos direcionais
da educação ambiental, levando em consideração como tais metodologias dialógicas estão integradas no desenvolvimento
individual-coletivo do sujeito em suas amplitudes intersubjetivas. Para tal trabalho, valeu-se do método de revisão narrativa
como base norteadora das argumentações, interações e categorizações propostas ao decorrer das construções acadêmicascientíficas, tendo os artigos de revisão, os capítulos livros e demais produções especializadas como principal meio de captação
informacional, encontradas principalmente nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Web of Science e PePSIC.
Sendo assim, considerando a pertinência fundamental dos diálogos interativos entre a psicoeducação, os modelos transversais
e a educação ambiental, propõe-se diálogos significativos defronte dos contextos e abordagens panorâmicas levantadas,
introduzindo e (re)pensando os direcionamentos existentes em suas múltiplas edificações intersubjetivas e propriamente
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